Dana investe R$ 3 milhões em nova linha para atender a Volvo

A divisão de Soluções Estruturais da Dana, responsável pela produção de chassis, longarinas e módulos, vai fornecer quadros completos de chassi para os 1.157 ônibus articulados Volvo B9 SALF destinados ao programa Transantiago, sistema de transporte urbano da capital do Chile. Para atender esse expressivo pedido, a unidade da Dana em Campo Largo (PR) está investindo cerca de R$ 3 milhões na construção de um novo prédio.

Com 3.192 m² de área, a nova instalação abrigará a linha de montagem desses quadros tubulares, incluindo uma linha de preparação e pintura dos componentes. Com a ampliação da divisão da Dana em Campo Largo, serão contratados mais 60 funcionários, o que representa aumento de 56% no quadro de colaboradores.

A produção dos quadros de chassi dos ônibus Volvo B9 SALF (Side Articulated Low Floor) terá início em maio. Os veículos serão enviados ao Chile em lotes, de junho deste ano até fevereiro de 2006, em uma venda considerada a maior da história da Volvo. Os articulados de piso baixo serão utilizados em três dos cinco corredores do sistema Transantiago, que passam pelos principais eixos urbanos de Santiago.

A Dana é parceira da Volvo do Brasil desde 1997 e equipa todos os modelos de caminhões e ônibus da marca com seus componentes estruturais. Outro fornecimento importante, iniciado no ano passado, é o do quadro de chassi (esqueleto) do Volvo B12M biarticulado, considerado o maior ônibus do mundo (26,8 metros de comprimento). O quadro de chassi do biarticulado Volvo é montado com mais de 600 componentes.