DANA FORNECE TECNOLOGIA DE ARREFECIMENTO DE MOTOR PARA HYUNDAI E KIA

Modelos Kia Sonata 2011 e Santa Fé 2011, da Hyundai, e Kia Sorento, são equipados pela Dana

A Dana Incorporated anunciou o fornecimento, nos Estados Unidos, de sistema de refrigeração do óleo do motor para todos os novos veículos Hyundai Sonata 2011 e Santa Fe 2011 e Kia Sorento. Os veículos são equipados com o novo motor 2,4 litros, de quatro cilindros e potência de até 200 cv.

“A posição de liderança global da Dana na tecnologia de motores está ajudando os clientes, como a Hyundai e a Kia, a desenvolver veículos robustos e altamente econômicos”, disse Ted Zielinski, diretor de engenharia do Centro de Tecnologia da Dana, em Oakville, Ontario. “Estamos ansiosos para ampliar nosso relacionamento e continuar criando e desenvolvendo soluções para tecnologias de powertrain de classe mundial para as montadoras.”

O sistema de refrigeração utiliza o fluxo de ar e o líquido de arrefecimento como mecanismos para reduzir e manter a temperatura do óleo do motor. Os engenheiros da Dana projetaram um sistema de arrefecimento montado para a injeção multiponto (MPI) e injeção direta de gasolina (GDI), o que permite ampliar a vida útil do óleo.

A Dana, em parceria com a Hyundai e a Kia, trabalhou para o fornecimento localizado, produção rentável e opções de montagem na América do Norte, para que os componentes possam ser facilmente transferidos para operações das montadoras em Montgomery, Alabama, e West Point, Geórgia. Os refrigeradores de óleo de motor serão fabricados e montados na instalação da Dana, em Rochester Hills, Michigan.

“Nossas soluções de fabricação, juntamente com nossa capacidade de cumprir curtos prazos, com total qualidade, foram fundamentais para nos ajudar a conquistar esse novo e importante negócio com a Hyundai e a Kia”, disse Dwayne Matthews, vice-presidente da Dana Power Technologies Group.