Dana Fluid Systems é certificada com ISO/TS 16949: 2002

A divisão Fluid Systems em Diadema – SP, responsável pela produção de bombas de óleo e de combustível, acaba de ser recomendada para receber a certificação ISO/TS 16949, versão 2002. O objetivo da norma é criar um sistema comum de gestão da qualidade para a indústria automotiva mundial, baseado na ISO 9001:2000, AVSQ (Itália), EAQF (França), QS-9000 (EUA) e VDA6.1 (Alemanha), evitando assim as múltiplas certificações.

Segundo Paulo Granja, gerente da divisão, apenas as empresas plenamente focadas na satisfação do cliente podem obter essa certificação. “Mais importante que conquistar a ISO/TS 16949:2002 é mantê-la. Temos que cumprir o compromisso de atender as necessidades de nossos clientes e melhorar cada vez mais nossos processos de gestão da qualidade”, afirma.

A auditoria na divisão Fluid Systems – parte do Grupo de Gerenciamento de Motor e Fluidos da Dana – foi realizada em quatro dias pelos profissionais da SGS – ICS Certificadora Ltda.. A unidade, que já possui a certificação ISO 14001, fornece componentes para o mercado original e também para a reposição.

A obtenção da ISO/TS 16949:2002 será requisito indispensável qualquer empresa que negocia com as grandes corporações do setor automotivo, em qualquer lugar do mundo. A certificação engloba exigências específicas do segmento automotivo, como a abordagem a prova de erros, abordagem multidisciplinar e o acordo com o cliente para a prestação de serviços. A tendência é que, futuramente, a ISO/TS seja o principal modelo de certificação reconhecido pelas montadoras de veículos.

Para a Dana, a certificação ISO/TS 16949 não é novidade. A divisão de Tecnologias em Tração, de Sorocaba (SP), foi a primeira planta do grupo Dana em todo o mundo a conquistar a ISO/TS 16949 versão 2002. Desde então, outras unidades brasileiras já foram certificadas, como as divisões de Gerenciamento de Torque, Perfect Circle, Glacier Vandervell e Victor Reinz, em Gravataí (RS), além da divisão de Componentes de Suspensão e Direção (Nakata), de Diadema (SP).