Dana é Prata em Ergonomia no Prêmio Proteção 2017

A Dana Brasil, por intermédio de sua operação de Tecnologias de Força em Gravataí, no RS, foi reconhecida com a Prata na Categoria de Ergonomia e como Melhor Case da Região Sul na 13a edição do Prêmio Proteção, promovido anualmente pela Revista Proteção, que reconhece e os esforços de empresas e organizações para atingir melhores resultados em saúde e segurança no trabalho e promove o compartilhamento das melhores práticas.

Neste ano, 16 jurados voluntários analisaram os 131 cases inscritos e destes, 20 foram premiados.

O case Dana de gestão de Ergonomia integrada à Manufatura combina capacitação, engajamento e a participação direta das lideranças, um modelo devidamente alinhado com as premissas do DOS, o Sistema Operacional Dana, que orienta e auxilia a gestão da empresa.

Foi criado um checklist com apoio de especialistas em Ergonomia, que viabiliza uma avaliação poderosa mas simples, que permite analisar, mapear e atribuir um ‘escore ergonômico’ para todas as operações na fábrica. São identificados assim os pontos críticos e priorizados os planos de ação.

Não há um processo independente ou pontual, a avaliação ergonômica acontece com regularidade e com a participação de todos. As soluções implementadas raramente requerem grandes investimentos, mas trazem resultados palpáveis, destacando a redução de 68% do peso movimentado diariamente pelos operadores.

Este movimento amplia os níveis de conforto e satisfação dos operadores, além de sustentar os baixos índices de problemas de saúde ocupacional e excelentes índices de segurança da operação, sem acidentes com afastamento há quase dois anos, alem de apoiar os valores corporativos da Dana, com foco na segurança de todos, sempre.

Raul Germany, Country Leader para o Brasil destaca: “Receber novamente o renomado reconhecimento do Prêmio Proteção, desta vez com o case de Gestão de Ergonomia integrada a manufatura, é uma importante demonstração da importância que damos para a segurança de nossas pessoas e a melhoria continua dos nossos processos. Também reforça o potencial que o engajamento de todos, começando pela liderança, traz e nos inspira a seguir melhorando, em todos os aspectos, sempre com a segurança em primeiro lugar”.