DANA É CERTIFICADA PELO INSTITUTO DA QUALIDADE AUTOMOTIVA (IQA)

O IQA foi criado em 1994 para certificar a qualidade dos componentes automotivos colocados no mercado

A Dana Aftermarket Brasil, divisão responsável pelas vendas dos produtos Dana no mercado de reposição, acaba de receber a certificação do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. O IQA é um órgão credenciado pelo Inmetro que visa fiscalizar e manter um padrão de conduta na maneira de trabalhar dos fabricantes, reparadores e lojas de autopeças. Para receber a certificação de qualidade do IQA, as empresas devem seguir uma série de normas que vão desde a uniformização de seus funcionários até o controle da poluição.

Em todo o mundo, as operações da Dana já seguem um padrão de conduta próprio que contribuiu para a conquista da certificação, conhecido como Estilo Dana, que dissemina práticas de aprimoramento contínuo, respeito ao meio ambiente e satisfação total do cliente. “Se todas as empresas ligadas ao mercado de autopeças também se certificarem pelo IQA e seguirem um padrão de qualidade, a visão que o público tem do setor mudará para melhor”, analisa Jorge Schertel, vice-presidente da Dana Aftermarket Brasil.

Segundo Schertel o trabalho realizado pelo IQA estende os princípios de ética e qualidade, semelhantes aos já adotados pela Dana, para outros setores do mercado de reposição. Para o executivo é importante que as empresas do setor apóiem as ações do IQA como forma de valorizar iniciativas que elevem a qualidade do setor de autopeças em geral e forneçam toda a ajuda que puderem para que a certificação do instituto seja reconhecida e valorizada. Para isso, a Dana irá incentivar seus distribuidores a submeter-se à visita dos técnicos para obter a certificação e, num futuro próximo, a fabricante passará a exigir a certificação do IQA para nomear um distribuidor.

O Instituto da Qualidade Automotiva, com sede em São Paulo, atua na certificação de produtos, sistemas de gestão e serviços em toda a cadeia automotiva, desde montadoras, fabricantes de autopeças, distribuidores e varejistas até os aplicadores (retíficas e centros de reparação automobilística). O instituto realiza a certificação conforme os padrões ISO 9000 e QS-9000, com o credenciamento do Inmetro. Segue também os requisitos VDA 6.1, ISO 14001, EAQF e ISO/TS 16949 por intermédio de seus parceiros internacionais (credenciamento RAB dos EUA, RvA da Holanda, DAR/TGA da Alemanha e COFRAC da França).