Dana doa novo lote de computadores para ONGs por meio da Fundação Pensamento Digital

A fabricante de componentes automotivos Dana vai doar 137 microcomputadores, ainda em perfeitas condições de reutilização, para a Fundação Pensamento Digital, uma organização que tem por objetivo promover a inclusão digital com a realização de projetos educacionais em comunidades. Para tanto, beneficia organizações com a formação de educadores e com a doação de equipamentos de informática captados junto à sociedade e recuperados.

Por meio de uma parceria com a Fundação Pensamento Digital, a Dana estabeleceu um programa contínuo de doação de equipamentos de informática com até sete anos de uso. A fundação é responsável por coletar os computadores nas unidades da Dana e encaminhá-los a instituições que promovem o desenvolvimento educacional com acesso à internet para comunidades de baixa renda.

Como a Dana também pode escolher o destino das máquinas que doar, parte deste lote vai beneficiar ONGs que já recebem o apoio da empresa. A primeira é o Projeto Arrastão, organização sem fins lucrativos que atua há 38 anos com ações múltiplas e integradas nas áreas pedagógica, cultural e social em São Paulo. A outra é o OuviraVida, programa que ensina música gratuitamente para crianças e adolescentes da cidade de Gravataí (RS).

“Empresas como a Dana possuem milhares de computadores, que têm um tempo limitado de vida útil. Este tipo de parceria permite ampliar esta vida útil, potencializando também o seu aproveitamento em entidades que necessitam o apoio da sociedade como um todo”, diz Rafael Delgado, diretor de Tecnologia da Informação da Dana América do Sul.

“Não estamos ‘apenas’ doando equipamentos em desuso. Em parceria com a Fundação Pensamento Digital, estamos estabelecendo programas de inclusão digital nestas entidades que já são centros de mudança de condição social. A inclusão digital é mais uma afirmação de cidadania e de liberdade de escolha para estes jovens e seus familiares. Ampliar a abrangência destes centros é uma necessidade e motivo de orgulho para nós”, afirma Luciano Pires, diretor de Comunicação Corporativa e Marketing da Dana.

A Fundação Pensamento Digital atua no Rio Grande do Sul e em São Paulo e, em sete anos, já beneficiou 160 organizações e capacitou mais de 400 educadores. Entre os diversos parceiros da Fundação Pensamento Digital estão Dell, Microsoft, Expresso Mercúrio e Planac Soluções em Informática.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode doar suas máquinas por intermédio da Pensamento Digital pelo site www.pensamentodigital.org.br. A própria Fundação faz a seleção das instituições beneficiadas, que também se cadastram no site www.pensamentodigital.org.br para receber as doações.