Dana Cultural leva consciência ecológica em 3D para crianças em Sorocaba

Mais de 3.200 crianças de escolas municipais de Sorocaba (SP) assistiram, nos dias 30 e 31, às exibições do filme EcoQuest, uma animação em três dimensões (3D) produzida para ensinar noções de ecologia e preservação ambiental. Desenvolvido pela Dana em parceria com a Casa de Vídeo, é o primeiro projeto em 3D voltado à ecologia totalmente produzido no Brasil. As exibições aconteceram no Teatro Municipal de Sorocaba, em quatro sessões diárias.

O que mais chamou a atenção das crianças foram os óculos especiais que transformam a projeção em uma experiência diferente, criativa e sensorial. Antes de cada sessão um professor de engenharia ambiental da UNESP (Universidade Estadual Paulista) fez palestra sobre as principais ameaças ecológicas, como o aquecimento global, a poluição dos mares e o desmatamento.

O filme EcoQuest, parte do programa Amigos DANAtureza, conta a história de quatro crianças do futuro que tentam descobrir o porquê de o planeta Terra ter se tornado um lugar cinza. Para isso, fazem uma viagem no tempo e voltam para a época de hoje, encontrando um mundo cheio de paisagens, mas com perspectivas não muito animadoras. Elas sabem que ainda há tempo para preservar a natureza, mas é preciso conscientizar todos desde já.

O projeto também foi apresentado a mais de 2.000 crianças, adolescentes e adultos em Bauru, interior do estado de São Paulo. A Dana está em busca de parceiros – empresas privadas ou públicas, escolas, prefeituras e secretarias de cultura, meio ambiente e educação -, com o objetivo de ampliar o número de exibições e aumentar o número de crianças atingidas. Além das prefeituras de Sorocaba e Bauru, a Dana já conta com a parceria da Porto Seguro Seguros no projeto.

Se você e sua empresa se interessarem pelo tema e desejarem levar este conteúdo para o seu círculo de atuação, mande um e-mail para alo@dana.com.