Dana completa 69 anos no Brasil, ligada ao futuro

No próximo domingo, dia 10 de julho, a Dana comemora 69 anos de atividades no Brasil. A empresa, fundada em 1947, em Porto Alegre, por Ricardo Bruno Albarus, está entre as mais importantes do setor automotivo nacional e ligada ao futuro.

A operação brasileira foi o primeiro investimento feito pela Dana fora dos Estados Unidos e se concretizou como um dos mais importantes e expressivos no continente. Hoje, a fabricante possui plantas em Gravataí (RS), Diadema e Sorocaba (SP), que empregam cerca de 2.150 colaboradores, produzem eixos dianteiros não-tracionados, traseiros, eixos cardans e componentes de suspensão e a posicionam como o único fornecedor completo de Driveline para Veículos Comerciais na América do Sul.

Líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão, vedação e gerenciamento térmico com alta tecnologia, a Dana se destaca por oferecer produtos locais, serviços e suporte aos clientes de equipamentos originais e do mercado de reposição a partir de uma rede de quase 100 operações de engenharia, manufatura e distribuição.

Para Raul Germany, country manager da Dana para o Brasil, a presença e atuação no País sempre foram marcantes na trajetória global da empresa.

“Esta sempre é uma data muito importante para nós no Brasil. Nosso aniversário de fundação nos faz recordar conquistas e as pessoas que estiveram conosco nessa caminhada. Nossa história e nossa gente devem ser saudadas, tomadas uma prova da nossa conexão com o futuro, motivando a busca constante por melhores resultados e pelo crescimento.

Inovação e renovação são e sempre serão a nossa marca. Aqui, foi feito o primeiro investimento fora dos Estados Unidos pela Dana e, ao rememorar essa trajetória que a cada ano nos aproxima dos nossos 70 anos de Brasil, vemos nos nossos times a mesma dedicação, pioneirismo e busca pela superação dos que vieram antes de nós. Em cada meta alcançada, em cada vitória, o nosso compromisso com a excelência operacional se renova e se reinventa.

É justamente em momentos como o que vivemos no País nestes últimos anos que devemos exaltar realizações e trabalhar para retomar o crescimento. Devemos buscar no nosso passado nem tão distante os exemplos de superação necessários para nos inspirarmos e fortalecermos ainda mais. Assim a Dana segue preparada para atravessar com sabedoria e dedicação mais esta etapa de reflexão para a indústria e o próprio país.

Como latino-americanos e brasileiros, tivemos anos bons e outros nem tanto. Mas esses sempre são anos de muito trabalho, de planejamento, de investimento. São períodos superados com a confiança no nosso potencial e união como equipes, como empresa, como cidadãos que querem e fazem o melhor para sua cidade, para o Brasil e seu o povo, buscando as oportunidades para crescimento, fazendo os ajustes para alcançar a eficiência e a competitividade que nos darão uma base mais confiável para que possamos, de fato, fazer jus ao nosso potencial, tamanho e capacidade.

Saudamos o nosso fundador Ricardo Bruno Albarus e os pioneiros que nos antecederam. Que mais este aniversário renove em cada um de nós o espírito empreendedor e de luta. Foi acreditando e investindo em nosso País que aproveitamos cada uma das oportunidades que surgiram nesta brilhante caminhada até aqui. Que venham os próximos aniversários!”