Dana comemora 68 anos de atividades no Brasil

Empresa é uma das principais do setor automotivo brasileiro

 

No próximo dia 10 de julho, a Dana comemora 68 anos de atividades no Brasil. A empresa, fundada em 1947, em Porto Alegre, por Ricardo Bruno Albarus, é hoje uma das mais importantes do setor automotivo nacional e destacou-se, ao longo de sua história, por ser uma das precursoras da indústria automobilística brasileira.

 

Segundo Raul Germany, country manager da Dana para o Brasil, esta é uma data muito importante para a companhia no País, um de seus principais mercados globais. “A trajetória da empresa nesses 68 anos é a inspiração para o futuro que sonhamos e batalhamos, com crescimento, resultados e conquistas”, salienta Germany.

 

“Pode parecer estranho falarmos em crescimento e realizações em um momento delicado como o que vivemos em nosso País e na indústria em especial. Mas devemos justamente aproveitar este momento de reflexão para buscar no nosso passado nem tão distante os exemplos de superação que tanto precisamos para nos inspirar e fortalecer”, enfatiza o executivo.

 

“Como latino-americanos e brasileiros, tivemos anos bons, outros nem tanto. Mas sempre são anos de muito trabalho, de dedicação, de investimento, de confiança no nosso potencial como equipes, empresa, cidade, estado, país. Já passamos por períodos piores do que este. E a crise por mais difícil, sempre nos traz oportunidades para crescimento, para ajustes na busca pela eficiência e competitividade que nos darão uma base mais confiável para que possamos, de fato, fazer jus ao nosso potencial, tamanho e capacidade”, finaliza Raul Germany.

 

A Dana produz no Brasil eixos dianteiros não-tracionados, traseiros, eixos cardans e componentes de suspensão que a posicionam como o único fornecedor completo de driveline para veículos comerciais na América do Sul. A operação brasileira iniciada há 68 anos foi o primeiro investimento feito pela Dana fora dos Estados Unidos e se concretizou como um dos mais importantes e expressivos no continente. Hoje, a fabricante possui plantas em Gravataí (RS), Diadema e Sorocaba (SP), que empregam cerca de 2.150 colaboradores. Além do Brasil, conta, na América do Sul, com operações na Argentina, Colômbia e Equador, no total de 3.550 pessoas.

 

Berço da indústria automobilística brasileira

O imigrante alemão Ricardo Bruno Albarus plantou a pedra fundamental e ajudou a erguer os alicerces do que hoje é conhecido no Brasil por Dana. A oficina de precisão ganhou porte e se desenvolveu junto com o estabelecimento da indústria automobilística no Brasil. A associação com a então Spicer Manufacturing – depois Dana – veio graças à qualidade com que foi atendido um pedido de 1.000 cruzetas para o incipiente – e cheio de potencial – mercado de reposição brasileiro.

 

A parceria para transferência de tecnologia evoluiu para o primeiro investimento estrangeiro da Dana fora dos EUA. Em pouco tempo, a Dana assumiu o controle acionário da Albarus e constituiu-se, a partir dos anos 70, em um dos mais importantes fornecedores de autopeças para as montadoras de veículos instaladas no País.

 

Em 1993 se iniciava um processo de alinhamento global e gradativamente o nome Dana ganhou destaque no mercado, aliando a sua imagem à das demais operações espalhadas pelo mundo, mas mantendo vivos no Brasil o nome e o espírito da Albarus, como sinônimo de qualidade, confiança e tradição. Alicerçada no pioneirismo, a Dana segue investindo na evolução tecnológica para oferecer produtos que contribuam para os objetivos de sustentabilidade de seus clientes, sempre com respeito ao meio ambiente.

 

A Dana é líder mundial no fornecimento de tecnologias de linha de transmissão, vedação e gerenciamento térmico que melhoram a eficiência e o desempenho de veículos com motorizações convencionais e de energia alternativa. Atendendo três mercados primários – de veículos de passageiros, veículos comerciais e equipamentos fora de estrada – fornece aos fabricantes mundiais de equipamentos originais e ao mercado de reposição componentes produzidos localmente e suporte de serviços, por intermédio de uma rede de cerca de 100 instalações de engenharia, manufatura e distribuição.

 

Fundada em 1904 e sediada em Maumee, Ohio, a empresa emprega cerca de 23.000 pessoas em 25 países e seis continentes. Em 2014, a Dana gerou vendas de US $ 6,6 bilhões.