Dana comemora 65 anos de atividades no Brasil com crescimento dos negócios e novas tecnologias

Uma das maiores fabricantes de sistemas e componentes automotivos do País continua a sua trajetória de crescimento

A Dana comemora, este mês, 65 anos de atividades no Brasil. A empresa, que tem sua história estreitamente ligada à introdução da indústria automobilística no País, vive um novo momento com crescimento nos seus negócios na região do Mercosul e com o lançamento de novas tecnologias.

“No ano passado demos um importante passo para ampliar nossa presença no mercado e fortalecer ainda mais nossa participação dentro das operações mundiais da Dana”, explica Harro Burmann, presidente da Dana na América do Sul. “A estratégia da empresa para se tornar o único fornecedor, em toda a região, de sistemas completos de driveline já resultou na conquista de novos negócios e no fortalecimento das operações brasileiras, com a valorização do potencial, da competência e do talento brasileiros”, explica o executivo.

Precursora da indústria automobilística brasileira

No dia 10 de julho de 1947, nascia no Rio Grande do Sul a Albarus, hoje Dana. Fundada pelo imigrante alemão Ricardo Bruno Albarus, a então Albarus Cia. começou, antes mesmo da instalação das principais montadoras, durante osanos 50, como uma pequena oficina mecânica de precisão e, gradualmente, especializou-se na produção de peças para a crescente frota de veículos importados que circulavam pelo País.

Em 1948, para atender à solicitação de um cliente que desejava adquirir mil cruzetas, a Albarus diversificou a sua linha de produtos e passou a fabricar o importante componente. A encomenda foi feita pela empresa Figueiras, de Porto Alegre, e tinha como destino o mercado de reposição de autopeças para os veículos utilitários da marca Jeep.

Pouco depois, a Ford “descobriria” a Albarus. O primeiro pedido da fabricante norte-americana mudou o destino da empresa e marcou o início da produção de cruzetas para as montadoras, ainda para o mercado de reposição, pois a indústria automotiva brasileira só se estabeleceria alguns anos depois, no final dos anos 50.

Em 1955, por uma sugestão da Ford, Ricardo Albarus aproximou-se da Dana Corporation – então Spicer Manufacturing Co., fabricante norte-americana de eixos cardans – em busca de novas tecnologias. Essa associação selou o início das atividades da Dana no Brasil e foi o primeiro investimento da companhia fora dos EUA. Em pouco tempo, a Dana assumiu o controle acionário da Albarus e constituiu-se, a partir dos anos 70, em um dos mais importantes fornecedores de autopeças para as montadoras de veículos instaladas no Brasil.

No ano de 1993 a empresa dava seus primeiros passos em direção a um mercado cada vez mais globalizado. Ainda conhecida por Albarus, passou por um período de transição, que introduziu o nome Dana Albarus no mercado brasileiro. Alguns anos depois, a marca Dana ganhou o destaque esperado, mas o nome Dana Albarus permanece ainda hoje como uma referência de qualidade no mercado.

Em 2011, a Dana fez um importante movimento e tornou-se o único fornecedor de sistemas completos de driveline, com produção local no Brasil e na Argentina, para toda a América do Sul. A empresa passou a fabricar uma nova família completa de eixos dianteiros na unidade de Sorocaba, que resultou no investimento de US”” 150 milhões, o maior já feito pela companhia fora dos Estados Unidos.

Esse movimento da Dana para a produção de eixos médios e pesados, iniciada em outubro do ano passado na planta de Sorocaba, permitiu o aumento nas vendas anuais em cerca de US”” 400 milhões e elevou o faturamento na América do Sul para US”” 1,5 bilhão. Os eixos e cardans são fornecidos para as principais montadoras instaladas no Mercosul, como Agrale, Ford, MAN, Mercedes-Benz, Volvo, Scania e Toyota, entre outra

Sobre a Dana

A Dana é líder mundial no fornecimento de sistemas e componentes de transmissão, vedação e tecnologias de gerenciamento térmico que melhoram a eficiência e o desempenho de automóveis, veículos comerciais e para o segmento de fora-de-estrada, tanto com motorizações convencionais quanto alternativas de energia. A rede global da empresa conta com operações e centros de engenharia, fabricação e distribuição, que desenvolvem e fornecem produtos para algumas das principais montadoras do mundo, assim como para clientes do mercado de reposição, além de serviço de apoio. Com sede em Maumee, Ohio, a Dana possui aproximadamente 24.500 colaboradores, em 26 países, e registrou vendas, em 2011, de US”” 7,6 bilhões.

Na América do Sul, a Dana registrou vendas de aproximadamente US”” 1,5 bilhão e tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia, Uruguai e Venezuela. No total, são 26 operações que empregam cerca de 4.500 pessoas.

Presente há 65 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Diadema e Sorocaba (SP), conta com 2.500 colaboradores e vendas anuais de US”” 1,3 bilhão.

O endereço da Dana na internet é www.dana.com.br

Para saber mais sobre a história da Dana no Brasil e no mundo acesse: www.dana.com.br/visao/historia