Dana aprimora sistema de manutenção de pneus

O Grupo de Sistemas para Veículos Comerciais da Dana adicionou novas características ao sistema de manutenção de pneus (TMS) para trailers. O TMS já garantia aos clientes benefícios na segurança, economia de combustível e redução no tempo de parada. As novas características melhoram a confiabilidade e integridade do produto, e proporcionam flexibilidade para incorporar futuras melhorias.

“Pesquisas com frotistas indicam que aproximadamente metade dos serviços feitos em pneus poderiam ser eliminados com o uso de um sistema de manutenção de pressão do pneu”, disse Jim Beverly, engenheiro-chefe para Sistemas de Controle Avançados de Chassi da Dana. “Nós fazemos isto medindo a pressão do pneu, mantendo automaticamente essa pressão e alertando apenas quando é necessário. Esta combinação resulta numa vida útil mais longa do pneu, com ganhos na produtividade em geral. Além de uma significativa economia, essa nova tecnologia reduz o tempo de parada e elimina o custo de encher o pneu manualmente e reduz a probabilidade de danos”, ressalta o engenheiro.

“Além disso, as frotas que utilizam o TMS também constatam economia de combustível devido à prevenção de pneu baixo. Uma queda de 10 libras na pressão do pneu aumentará o atrito com o solo em 2%. Pneus murchos com pressão 15% abaixo do normal causarão perdas de combustível de cerca de 2,5%. A combinação destes benefícios permite um retorno do custo do TMS em apenas seis meses”, afirmou Beverly.

Para trailers com pneus largos de rodado simples, o Spicer TMS fornece ganho adicional, assegurando que a pressão correta do pneu seja mantida. O uso de pneus largos fornece mais 4% na eficiência de economia de combustível.

As novas características do TMS proporcionam mais confiabilidade e flexibilidade. A unidade de controle eletrônico atualizada (ECU) permite aos clientes a conveniência de reprogramar completamente a ECU pelo conector de dados serial para incorporar novas características que devem estar disponíveis no futuro.

Para saber mais sobre essa nova tecnologia em manutenção de pneus (em inglês) clique aqui.