DANA anuncia seu novo Eixo SPICER durante a AGRISHOW

O Grupo de Sistemas Fora-de-Estrada da Dana anuncia seu novo Eixo Spicer com Suspensão Independente durante a Agrishow 2002 – 9ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, na cidade de Ribeirão Preto (SP). No evento, que acontece de 29 de abril a 4 de maio, a Dana apresenta ainda sua completa linha de eixos diferenciais – tracionados e não-tracionados -, transmissões Powershift, cardans para aplicações agrícolas, cardans aplicados no sistema de força e componentes estruturais.

O novo eixo com suspensão independente, projetado especialmente para veículos com maior potência, funciona também como suspensão do trator. Esse tipo de eixo visa atender um mercado cada vez mais exigente e incorpora características de veículos de passeio em máquinas fora-de-estrada. O sistema integrado pode ser aplicado no segmento de tratores médios, incluindo os utilizados em terrenos irregulares. Além de melhorar a dirigibilidade e aumentar o conforto para o operador, proporciona ainda menor desgaste dos pneus. Oferece também a opção de troca por um eixo rígido padrão.

Além do eixo com suspensão independente, a divisão Spicer de Produtos Fora-de-Estrada apresenta na Agrishow os “eixos suspensos”, com sistemas integrados tanto de suspensão hidro-pneumática quanto de suspensão eletro-hidráulica. Estas suspensões têm como características controle de oscilação do eixo, superior absorção de choque, auto-ajuste e adaptação conforme os níveis de carga. O resultado prático é uma melhor tração do veículo na estrada e fora da estrada, além de velocidade superior no deslocamento, resultando em maior produtividade e economia de energia, com menor desgaste do pneu e fadiga do usuário.

Na Agrishow 2002, a Dana exibe também o eixo dianteiro agrícola tracionado 750 (que equipa tratores tracionados), a transmissão Powershift T 20.000 (utilizada em pás-carregadeiras, rolos compactadores, máquinas de construção e mineração), o eixo industrial modelo 176 (para compactadores de asfalto), cardans aplicados no sistema de força do motor, cardans para implementos agrícolas e componentes de suspensão Nakata.

O evento marca ainda o lançamento dos componentes estruturais Dana (longarinas, travessas, suportes e chassis) para o segmento agrícola e fora-de-estrada. Na Agrishow, estará exposto o primeiro produto da nova linha, a longarina da pulverizadora Uniport 2500, lançamento da Jacto. “Como nossa fábrica possui processo produtivo flexível, com equipamentos computadorizados, podemos oferecer aos fabricantes de máquinas e implementos custos reduzidos, independente da quantidade, e agilidade no atendimento de prazos mais curtos”, destaca Eduardo Pichsenmeister, gerente da unidade de Soluções Estruturais Dana.

Fora-de-Estrada

Recentemente, a Dana anunciou uma reorganização do seu Grupo de Sistemas Fora-de-Estrada que fortaleceu significativamente o foco global da companhia nos mercados fora-de-estrada e fornecimento de sistemas. O grupo assumiu a coordenação mundial das ações de mercado relacionadas a eixos cardans para aplicações fora-de-estrada, como vendas, marketing, engenharia de aplicação e serviços de suporte. As linhas de cardans oferecidas pelo Grupo de Sistemas Fora-de-Estrada incluem Spicer, Spicer GWB e Spicer Italcardano.

A divisão Spicer de Produtos Fora-de-Estrada, fábrica brasileira de eixos diferenciais e transmissões Powershift do Grupo de Sistemas Fora-de-Estrada, está localizada no complexo industrial da Dana em Gravataí (RS), onde fica também a operação de cardans. Isto aumenta significativamente o potencial para fornecer sistemas completos (eixos diferenciais, transmissões e cardans) produzidos em um mesmo local, para os clientes Spicer Fora-de-Estrada. Os componentes Dana equipam máquinas agrícolas e de construção de fabricantes como CNH, John Deere, Valtra, Metso-Minerals e Jacto.