DANA 100 ANOS: VW Sedan 1953, um Fusca raro no Museu da Ulbra

A Dana desenvolve diversos projetos culturais, entre eles uma parceria estabelecida há alguns anos com o Museu da Tecnologia da Ulbra, localizado na cidade de Canoas (RS). Essa união permite importante suporte a um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo em quantidade e diversidade de modelos. O veículo que o Canal Dana apresenta hoje é o VW Sedan 1953.


Não só por ser um raro Fusca com vigia dividido em duas partes, mas por sua origem, o Sedan é um dos modelos mais interessantes do Museu da Tecnologia da Ulbra. Esse carro foi comprado para ser um “doador” de peças para outro raro Fusca Cabriolet, de 1950. Uma vez que todas as peças que interessavam foram retiradas, o que sobrou do pobre Fusca 1953 estava condenado ao lixo.

Mas os integrantes das oficinas da Ulbra resolveram dar um destino mais nobre para o carrinho, que já estava equipado com motor 1.6 das versões mais modernas. O veículo foi pintado de dourado, com a parte inferior do friso da lateral pintada de prata, as rodas de quatro furos foram adaptadas para se prenderem aos cubos originais do 53, com cinco furos, além de mudanças nos faróis, suspensões e bancos dianteiros.

O VW Sedan 1953 é um dos mais desejados do Museu da Tecnologia, talvez pelo fato de combinar o carisma de um Fusca antigo com o charme das peças redesenhadas e da pintura exótica.

Quer ver uma foto do VW Sedan 1953? Então, clique aqui.

A história da Dana se funde com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação segue norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.