DANA 100 ANOS: Mercury Sport Sedan V8 1951

Há alguns anos, a Dana firmou uma parceria com o Museu da Tecnologia da Ulbra, localizado na cidade de Canoas (RS), visando apoiar um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo. O Canal Dana mostra hoje uma das raridades do museu, o Mercury Sport Sedan V8 1951.

A linha Mercury para 1951 contava com apenas esse modelo, que poderia ser com duas portas hardtop e conversível, além da perua (também de duas portas). Uma curiosidade que logo salta aos olhos está nas portas traseiras, que se abrem ao contrário como nas portas dianteiras dos DKW nacionais até 1963. Mas 1951 é o último ano em que o Mercury é assim, pois em 1952 o carro inteiro muda e as portas passam a se abrir de forma “normal”.

O carro do museu tem rádio, aquecedor e pneus de faixa branca, opcionais para esse modelo, mas ainda faltariam os “fender skirts” (acabamentos de pára-lamas) para que ficasse completo, sem falar do câmbio automático. Quer ver fotos e saber mais sobre o Mercury Sport Sedan V8 1951? Então, clique aqui.

A história da Dana funde-se com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação continua norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.