DANA 100 ANOS: Mercury Cougar XR7 também está no Museu da Ulbra

A Dana desenvolve diversos projetos culturais, entre eles uma parceria estabelecida com o Museu da Tecnologia da Ulbra, localizado na cidade de Canoas (RS). Essa união permite dar suporte a um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo em quantidade e diversidade de modelos. O veículo que o Canal Dana apresenta hoje é o Mercury Cougar XR7 1971.

Com câmbio manual ou automático de três marchas, o Cougar contava com diversos itens opcionais, como direção hidráulica, freios a disco na dianteira, eixo traseiro de relação mais longa, suspensão mais rígida, rodas especiais, ar-condicionado, console central com relógio, rádio, vidros verdes e teto solar elétrico.

O modelo, símbolo de “status” na época, possuía quatro faróis dianteiros, quatro traseiros e suas lanternas passaram a ser embutidas no pára-choque. Para diferenciar a versão XR7 dos demais Cougar, o teto do modelo de 1971 era recoberto em vinil até a chamada “coluna B”.

Saiba mais detalhes do Mercury Cougar XR7 1971 clicando aqui.

A história da Dana funde-se com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação continua norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.