DANA 100 ANOS: Jaguar XK 120 1953 Hard Top

Há alguns anos, a Dana firmou uma parceria com o Museu da Tecnologia da Ulbra, localizado na cidade de Canoas (RS), visando apoiar um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo. O Canal Dana mostra hoje uma das raridades do museu, o Jaguar XK 120 1953 Hard Top.

Apresentado em outubro de 1948, o Jaguar XK 120 é um dos mais famosos carros clássicos do mundo, devido – além das belas linhas – ao fantástico desempenho para a época. Na ocasião, William Lyons, presidente da Jaguar, estava acompanhado do engenheiro-chefe W.M. Heynes. Quando perguntado sobre o que significavam as letras e números que compunham o nome do modelo, Lyons sem titubear respondeu: “X para experimental, K para motor com duplo comando de válvulas”. “E o 120?”, insistiram alguns repórteres. “Para a velocidade máxima, 120 milhas por hora”.

O carro do Museu da Tecnologia é um Hard Top, branco, fabricado em 1953, com carroceria de aço, mas portas de alumínio. Para muitos, o Hard Top é ainda mais bonito que a versão roadster, embora este seja bem mais clássico que o XK 120 com teto rígido.

Quer ver fotos e saber mais sobre o o Jaguar XK 120 1953 Hard Top? Então, clique aqui.

A história da Dana funde-se com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação continua norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.