DANA 100 ANOS: Ford Crestline Victoria 1953

Há alguns anos, a Dana firmou uma parceria com o Museu da Tecnologia da Ulbra, localizado na cidade de Canoas (RS), visando apoiar um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo. O Canal Dana mostra hoje uma das raridades do museu, o Ford Crestline Victoria 1953.

Os Crestline eram oferecidos em três versões de carroceria em 1953: uma de duas portas e teto rígido, outra de duas portas conversível e finalmente uma perua de quatro portas. Mas não havia a carroceria de quatro portas sedan para os Crestline, que ficava disponível para o Customline e Mainline. Isso por que o Crestline era o top de linha e vinha somente com motor V8 de 239 polegadas cúbicas e 110 hp de potência, sendo alimentado por um Holley duplo, modelo 2 100. Era de série também o acabamento mais luxuoso, os frisos cromados mais generosos e as calotas.

Quer ver fotos e saber mais sobre o Ford Crestline Victoria 1953? Então, clique aqui.

A história da Dana funde-se com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação continua norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.