DANA 100 ANOS: Dodge Dart também está no Museu da Ulbra

A Dana desenvolve diversos projetos culturais, entre eles uma parceria estabelecida há alguns anos com o Museu da Tecnologia da Ulbra, localizado na cidade de Canoas (RS). Essa união permite dar suporte a um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo em quantidade e diversidade de modelos. O veículo que o Canal Dana apresenta hoje é o Dodge Dart.

Lançado em 1969, o Dodge Dart media quase cinco metros, pesava 1.500 kg e ficava entre o Ford Galaxie e o Chevrolet Opala. Seu principal atrativo era o desempenho, proporcionado pelo motor V8 de 198 cv, o mais potente fabricado no Brasil na época. O veículo ficou famoso pelo estilo agressivo, com grade dianteira metálica, com filetes horizontais, setas direcionais (piscas) incorporadas e apenas dois faróis, ao contrário dos demais modelos da marca (Le Baron, Magnum e Charger).

O carro do Museu da Tecnologia da Ulbra é um Dodge Dart 1979. O veículo, um cupê de cor marrom metálico com interior na mesma tonalidade, é equipado com transmissão automática de três velocidades, ar-condicionado (não integrado ao painel), toca-fitas com antena elétrica e vidros verdes com pára-brisa degradê. É muito difícil encontrar qualquer Dodge Dart modelo 79, uma vez que foram produzidos apenas 129 carros nesse ano-modelo.

Quer ver fotos e conhecer outros detalhes do Dodge Dart 1979? Então clique aqui.

A história da Dana se funde com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação segue norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.