DANA 100 ANOS: Conheça mais sobre o Ford Thunderbird 1955

Como parte dos programas culturais que desenvolve, a Dana estabeleceu uma parceria há alguns anos com o Museu da Tecnologia da Ulbra, dando importante suporte a um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo em quantidade e diversidade de modelos. O Canal Dana traz semanalmente um pouco do incrível acervo do museu. O modelo de hoje é o Ford Thunderbird 1955.


Os modelos Thunderbird dos anos 55, 56 e 57 são os mais famosos de todas as versões fabricadas e o principal motivo desse sucesso são as linhas harmônicas. Nascido como um carro-conceito no Salão de Detroit de 1954, esse clássico da Ford veio para combater os esportivos europeus nos Estados Unidos, munido de boa quantidade de equipamentos e preço baixo.

Para o modelo de 1956, as únicas mudanças foram a adoção do estepe tipo Continental – para aumentar o espaço no pequeno porta-malas – janelas redondas (também opcionais) nas colunas da capota rígida, suspensão mais macia e a nova opção de motorização V8 312.

Já em 1957, o esportivo da Ford ganhou novo desenho na traseira (o estepe voltou para a parte interna do porta-malas), e motor mais potente. Além do 292 com 212 hp (exclusivo para câmbio manual stickshift), o modelo passou a contar com três opções no V8 312: com 245 hp (para os modelos equipados com overdrive e transmissão automática); 270 ou 285 hp (resumidamente para os carros com stickshift); e ainda 300 hp supercharged (para automáticos, overdrive, stickshift).

Localizado na cidade de Canoas (na Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul), o Museu da Tecnologia da Ulbra abriga cerca de 260 veículos, entre carros de passeio, utilitários e motocicletas.

Clique aqui e saiba mais sobre esta pérola, o Ford Thunderbird 1955.

A história da Dana se funde com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação segue norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.