DANA 100 ANOS: Conheça mais sobre o Ford Modelo A

Como parte dos programas culturais que desenvolve, a Dana estabeleceu uma parceria há alguns anos com o Museu da Tecnologia da Ulbra, dando importante suporte a um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo em quantidade e diversidade de modelos. O Canal Dana traz semanalmente um pouco do incrível acervo do museu. O modelo de hoje é o Ford Modelo A 1929.


Embora o modelo A tenha sido lançado em outubro de 1927, a maior parte dos brasileiros chamam qualquer Ford dessa época de “Ford 29” ou ainda “Ford Bigode”. Isso devido a popularidade do modelo, que foi montado no Brasil.


O Ford Modelo A veio para substituir o Modelo T mas Henry Ford não queria muitas mudanças. O novo carro deveria apresentar novidades ao mercado, mas também manter as principais qualidade e características do Modelo T, para que a clientela não fosse – na visão dele – afugentada pelas modernidades. Ambos apresentavam o mesmo tipo de motor, com quatro cilindros em linha e cabeçote em “L”, além das suspensões dianteira e traseira com feixe de molas transversal, muito robustas e simples.


O Modelo A foi um sucesso e conseguiu manter a Ford em boa posição até o surgimento do Ford V8, em 1932.


Localizado na cidade de Canoas (na Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul), o Museu da Tecnologia da Ulbra abriga cerca de 260 veículos, entre carros de passeio, utilitários e motocicletas. Clique aqui e veja fotos do Ford Modelo A.

A história da Dana se funde com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação segue norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.