DANA 100 ANOS: Conheça mais sobre o Belvedere 1952

Como parte dos programas culturais que desenvolve, a Dana estabeleceu uma parceria há alguns anos com o Museu da Tecnologia da Ulbra, dando importante suporte a um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo em quantidade e diversidade de modelos. O Canal Dana traz semanalmente um pouco do incrível acervo do museu. O modelo de hoje é o Fiat Belvedere 1952.


A marca Fiat foi criada em 1899 por Giovanni Agnelli, e significa Fábrica Italiana de Automóveis de Turim. Os carros pequenos sempre foram o forte dessa empresa, que iniciou suas atividades no Brasil em 1976 com o 147, versão tupiniquim do Fiat 126 italiano. O Fiat 500C (Belvedere) foi apresentado em 1949, substituindo o simpático “Topolino”, que existiu nas versões 500 e 500B. Por essa razão que foi colocado o “C” junto ao “500”.


A carroceria do modelo apresentava a dianteira completamente nova. Os faróis estavam embutidos nos pára-lamas, a grade possuía elementos horizontais e havia mais itens de série, como os lavadores elétricos. Mas o restante da carroceria era quase idêntico aos outros 500. A forração em couro legítimo era disponível como opcional.


O Belvedere era equipado com motor de quatro cilindros em linha, com 570 cc de deslocamento e cabeçote de alumínio, rendendo 13 hp de potência. O câmbio de quatro velocidades era de série para todos os 500C. A suspensão dianteira era do tipo independente, com molas semi-elípticas transversais e, na traseira, eram molas semi-elípticas com amortecedores hidráulicos. A velocidade máxima era de 84,8 km/h, um tanto baixa, mas o consumo em contrapartida era excelente: 20 km/l em média.


Localizado na cidade de Canoas (na Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul), o Museu da Tecnologia da Ulbra abriga cerca de 260 veículos, entre carros de passeio, utilitários e motocicletas. Clique aqui e conheça esta pérola, o Belvedere 1952.

A história da Dana se funde com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação segue norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.