DANA 100 ANOS: Chase 1908 é o carro mais antigo do Museu da Tecnologia da Ulbra

Na edição de hoje, o Canal Dana conta um pouco da história do Chase 1908, um dos modelos expostos no Museu da Tecnologia da Ulbra. Como parte de seus programas culturais, a Dana firmou uma parceria e apóia o museu, que possui um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo, localizado na cidade de Canoas (RS).

O Chase 1908 é, atualmente, o carro mais antigo do museu da Ulbra e deixou de ser produzido em 1912. Em perfeito estado de funcionamento, o veículo possui transmissão por corrente nas rodas traseiras e é equipado com motor de três cilindros refrigerado a ar com 20 hp de potência.

Um dos destaques do Chase era o seu sistema de iluminação: uma pedra de carbureto era colocada no interior dos faróis ou lanternas. Em contato com a água, a pedra entrava em combustão, gerando o gás para a iluminação. A parte de cima dos faróis e lanternas era aberta, para que os gases, resultantes dessa queima, pudessem escapar.

Veja fotos do Chase 1908 clicando aqui.

A história da Dana funde-se com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação continua norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.