DANA 100 ANOS: Austin Healey 3000 também está exposto no Museu da Ulbra

A Dana desenvolve diversos projetos culturais, entre eles uma parceria estabelecida há alguns anos com o Museu da Tecnologia da Ulbra, localizado na cidade de Canoas (RS). Essa união permite dar suporte a um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo em quantidade e diversidade de modelos. O veículo que o Canal Dana apresenta hoje é o Austin Healey 3000.

O modelo é um esportivo com motor de seis cilindros, de 2.912 cm³ e 124 cv de potência, que atingia 185 km/h, velocidade bastante respeitável para a época. Lançada em 1959, a série 3000 possui duas versões de carroceria, a BN7 (para apenas dois ocupantes) e a BT7 (com quatro lugares).

Exposto no Museu da Tecnologia da Ulbra, o veículo teve a grade dianteira modificada. Os frisos que a compunham, que antes eram horizontais, passaram para o padrão vertical. Os freios do veículo são a disco na dianteira e a tambor na traseira.

Quer ver fotos e conhecer outros detalhes do Austin Healey 1959? Então clique aqui.

A história da Dana funde-se com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação continua norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.