DANA 100 ANOS: Alfa 2300 TI 1983 também está no Museu da Ulbra

A Dana desenvolve diversos projetos culturais, entre eles uma parceria estabelecida há alguns anos com o Museu da Tecnologia da Ulbra, localizado na cidade de Canoas. Essa união permite importante suporte a um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo em quantidade e diversidade de modelos. O veículo que o Canal Dana apresenta hoje é o Alfa 2300 Ti 1983.

Durante muitos anos, o Alfa 2300 foi um dos automóveis nacionais mais caros. Na época em que a importação era proibida, era uma das poucas opções em termos de carros luxuosos, ao lado do Opala Comodoro (e depois Diplomata), Landau (até 1982) e Dodge (também 1982).

O carro do Museu da Tecnologia da Ulbra é ano-modelo 1983, quando o veículo ganhou rodas com novo desenho (de aço), novas cores externas e acabamento interno. O Alfa 2300 foi um dos primeiros veículos nacionais a sair de fábrica equipado com volante regulável, vidros, espelhos e travas com acionamento elétrico, câmbio manual de cinco marchas, toca-fitas, ar-condicionado e direção hidráulica. O modelo contava com apenas quatro itens opcionais: pintura metálica (cinza basalto), aquecedor, cortina traseira para proteção contra o sol e ar-condicionado.

Veja as fotos e conheça outros detalhes do Alfa 2300 Ti 1983 clicando aqui.

A história da Dana se funde com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação segue norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.