CONGRESSO SAE DETROIT 2004: Dana apresenta Ford Explorers modificadas por estudantes

Começou ontem o Congresso Mundial SAE 2004, em Detroit, e o Canal Dana vai mostrar, ao longo da semana, as diversas novidades apresentadas pela empresa durante o evento.

Um dos destaques é o apoio da Dana ao programa FutureTruck, no qual estudantes de universidades americanas têm como objetivo transformar Ford Explorers em veículos menos poluentes. Em seu estande, a sistemista apresenta quatro Ford Explorers com sistema híbrido elétrico.

As Ford Explorers 2004 foram transformadas em veículos elétricos híbridos eficientes por times de estudantes das universidades Michigan Technological, Ohio State, West Virginia e Wisconsin. Todas as universidades utilizaram tecnologias Dana para aperfeiçoar os veículos, reduzindo a emissão de poluentes e o consumo de combustível com as alterações realizadas.

“A habilidade de se associar com os mais brilhantes estudantes de engenharia nos fornece uma mostra em primeira mão do futuro das inovações automotivas”, diz Michael J. Burns, presidente e CEO da Dana. “Nosso compromisso com as iniciativas de educação superior, como a organização FutureTruck, continua a estimular a criatividade entre nossos funcionários”.

Os veículos incluem uma variedade de produtos Dana, como o cardan de alumínio do slip-between-center da Dana presente no veículo da faculdade de Ohio e eixos dianteiros que estão nos veículos das faculdades Michigam Tech e de Wisconsin.

Além disso, o time de Wisconsin utilizou um protótipo Dana do motor de partida alternador. “Este sistema contém grande potencial não só para este projeto, mas como para toda a indústria automotiva”, diz John Hickey, diretor de Engenharia Avançada do Grupo de Tecnologia de Engenharia Global da Dana. “Isso demonstra a nossa liderança em tecnologia de um ponto de vista técnico, bem como potencial de crescimento do desenvolvimento de produto”.

“Nossa parceria com a organização FutureTruck é benéfica tanto para as universidades quanto para nossa companhia”, diz Jack Dawson, diretor de Desenvolvimento e Planejamento de Tecnologia da Dana. “Eu chamo isso de paixão por inovação, mas se transforma facilmente numa oportunidade de interação com alguns dos candidatos com grande potencial para trabalhar na Dana, ao mesmo tempo nós podemos aprender por meio de novas perspectivas e processos inovadores”.

Como parte de seu contínuo compromisso com a indústria e com a educação, a Dana também ofereceu admissão complementar ao Congresso Mundial da SAE a mais de 600 reitores de faculdades de engenharia e outros líderes educacionais.

O FutureTruck é um programa único de engenharia que une os recursos da indústria, do governo americano, e das universidades em um esforço cooperativo para resolver importantes assuntos ambientes e relacionados à energia causados pela crescente demanda por utilitários-esportivos. A competição FutureTruck 2004 desafia equipes de 15 importantes universidades norte-americanas a mudar a engenharia convencional, transformando as Ford Explorers para adquirirem uma baixa emissão de poluentes. O FutureTruck é patrocinado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, pela Ford Motor Company, e outros, gerenciado pelo Centro de Pesquisa em Transporte do laboratório nacional Argonne.