CONGRESSO SAE: Dana lança inédito site de inventores

Uma das novidades da Dana no Congresso SAE Brasil 2003 é o lançamento do inédito “site de inventores” – www.dana.com.br/ideias. A ferramenta, que está à disposição dos visitantes em um computador no estande da empresa, foi criada para integrar pesquisadores de universidades e profissionais que desenvolvem novas idéias e tecnologias no Brasil com as equipes de engenharia da Dana. A idéia é chegar a engenheiros e reparadores de veículos que tenham projetos em desenvolvimento.

O site na internet é uma via direta entre a Dana e inventores, pesquisadores, instituições de ensino ou qualquer pessoa que tenha uma boa idéia e procure apoio para avançar em sua pesquisa ou transformar a solução em realidade. Com isso, além de abrir um canal interessante de novas tecnologias, a Dana reforça sua parceria para o desenvolvimento da tecnologia nacional.

No site, o inventor pode cadastrar um resumo de seu projeto. Em sessenta dias, a proposta é analisada pelo Comitê de Tecnologia da Dana, que dará uma resposta ao autor. O inventor pode ter como resultado a compra da patente ou investimentos no desenvolvimento de seu projeto.

A preferência é de que os projetos sejam patenteados antes do cadastramento no site. Para a Dana, esta é uma medida que protege o inventor e a própria empresa de problemas com a propriedade intelectual. No site, há orientação sobre como registrar patente no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

A Dana está em busca de inovações nas seguintes áreas:
Economia de Combustível,
Redução de Emissões,
Dinâmica Veicular e Dirigibilidade,
Acústica – NVH,
Tração e Mobilidade,

Segurança Veicular,
Materiais Alternativos,
Reciclabilidade,
Reduções de Custo no Ciclo de Vida dos Produtos,
Tecnologias de Produção (Fundição, Forja, Usinagem e Estampagem),
Lubrificantes para Componentes (Líquidos ou Sólidos),
Qualidade (Produto e Processo),
Logística (Armazenagem, Manipulação e Despacho).