CONGRESSO SAE: Dana apresenta papers sobre projeto, ruído e vibração e suspensão

Além de expor as tendências para o futuro em componentes para motor, sistemas de transmissão e suspensão, a Dana também apresentará cinco trabalhos técnicos no Congresso e Exposição Internacional da Tecnologia da Mobilidade – SAE Brasil 2003. O evento, principal encontro da tecnologia automotiva do hemisfério Sul, acontece de 18 a 20 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Elaborados por um grupo de engenheiros da Dana, os papers abordam as áreas de projeto, ruído e vibração e suspensão. Os trabalhos apresentados serão:

* Tema: Projetos
Título: Análise de Fadiga de um Flange de Eixo Cardan Baseado no Método de Iniciação de Trinca
Autor: Silvio Castro Alano, Divisão de Tração, Torque e Suspensão
Quando: 18/11, às 16h30
Local: Sala 04

O trabalho tem por objetivo abordar o projeto à fadiga aplicado ao flange de eixo cardan, baseado no método de iniciação de trincas conhecido como e N, onde o flange de eixo cardan é forjado em aço SAE1141. Analisou-se o comportamento à fadiga do componente, considerando-se o efeito das tensões médias e comparando-se os resultados obtidos pela análise de elementos finitos com os resultados obtidos em bancada de teste.

* Tema: Transmissão / Ruídos e Vibrações
Título: Identificação de Falhas em Rolamentos de Juntas Universais de Eixos Cardan
Autor: Eng. Adalberto de Souza, Divisão de Tração, Torque e Suspensão
Quando: 18/11, às 14h30
Local: Sala 03

É objetivo deste trabalho apresentar uma proposta de investigação para determinar uma instrumentação e análise de espectro de vibração que permita o estudo da vida útil de rolamentos de juntas universais de eixos cardans.

* Tema: Suspensão
Título: Tirante de ligação de barra estabilizadora em material composto
Autor: Eng. Helena Osório, Divisão de Tração, Torque e Suspensão
Quando: 18/11, às 14h
Local: Sala 05

A pesquisa contínua por novas soluções e novos produtos alcançam e excedem as expectativas dos clientes que leva ao desenvolvimento dos componentes de suspensão produzidos com materiais não tradicionais. O objetivo é apresentar uma solução para melhorar a performance do produto nas áreas de redução de peso, resistência a corrosão e fadiga para atingir as necessidades atuais e futuras dos clientes.

* Tema: Suspensão
Título: Articulações de alta performance
Autor: Walter Bordon, Divisão de Tração, Torque e Suspensão
Quando: 18/11, às 18h
Local: Sala 05

Nos sistemas automotivos de suspensão e direção, as articulações são expostas a agentes contaminantes (água, terra, sal, sujeira e outros) durante sua vida. A penetração destes contaminantes, na maioria dos casos, reduz drasticamente a vida útil das articulações. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de articulações capazes de atuar adequadamente depois que a capa de proteção para vedação falha e permite a penetração de contaminantes.

* Tema: Suspensão e Estrutural
Título: Estudo do aprimoramento do conforto e dirigibilidade de caminhonetes utilizando projeto de suspensão semi-ativa baseado em dispositivos Magneto-Reológicos
Autor: Cláudio Crivellaro, Divisão de Soluções Estruturais
Quando: 18/11, às 14h30
Local: Sala 05

O objetivo deste trabalho consiste na verificação da efetividade de um controle semi-ativo baseado em amortecedores com fluído magneto-reológico, além de analisar os sinais de força gerados por estes amortecedores sob o ponto de vista vibro-acústico (NVH). Este tipo de fluído possibilita que a força de reação do amortecedor varie proporcionalmente em função de um campo magnético, viabilizando o uso de controles eletrônicos.