Congresso SAE BRASIL 2006: Soluções Dana em Transmissão

EIXOS DIFERENCIAIS

Diferencial AdvanTEK™
Foi criado a partir de um grande benchmarking mundial, combinado com a vasta experiência da Dana em eixos diferenciais. Utiliza as mais sofisticadas tecnologias de projeto e manufatura de engrenagens, como o corte 3G.
O resultado é um sistema de classe mundial com a tradição de qualidade e robustez dos eixos Dana. Une alta performance e capacidade de torque, tamanho compacto, vedação superior, maior durabilidade e níveis mínimos de NVH.
Pode ser aplicado nos eixos dianteiro e traseiro de pick-ups, sport-utilities e crossovers. Atualmente, é equipamento original de sofisticados veículos, como os BMW X3 e X5.

Sistema Diferencial TXT®
Exclusividade Dana, esse sistema gerencia a transferência automática de torque entre os eixos de veículos 4×4 part-time.
Assim que o eixo de tração constante (dianteiro ou traseiro) começa a perder aderência, o torque passa a ser dirigido para o outro eixo pelo TXT®, sem interferência alguma do motorista.
O sistema une baixo peso, tamanho compacto e níveis mínimos de NVH. Pode usar gerenciamento hidráulico ou eletrônico. Também é compatível com controles de estabilidade e freios ABS.

Diferencial Hydra-Lok®
Com exclusivos discos múltiplos de fricção com acionamento hidráulico, elevou os índices de desempenho dos sistemas de deslizamento limitado. Pode ser aplicado em eixos dianteiros e traseiros e contar com gerenciamento eletrônico.

Diferencial Trac-Lok®
Aplicado no eixo traseiro de jipes, pick-ups e sport-utilities, é um sistema de deslizamento limitado simples e robusto. Utiliza duas satélites e discos de fricção acionados por molas tipo prato.

Diferencial Powr-Lok®
Aplicado no eixo traseiro de pick-ups de grande porte, pequenos caminhões e microônibus, possui sistema de deslizamento limitado com quatro satélites e discos de fricção.

Sistema de Tração com Acoplamento Eletrônico
Os sistemas de tração Dana com acoplamento automático eletrônico transferem torque para o eixo sem tração permanente (dianteiro ou traseiro) de maneira progressiva e com ajuste em tempo real. Podem trabalhar integrados com os mais diversos sensores e unidades eletrônicas do veículo.

EIXOS CARDANS

Série Compact 2000
Para aplicação em caminhões e ônibus, apresenta um projeto inovador que garante a melhor relação entre peso, tamanho e capacidade de torque do mercado.
Possui alta resistência (mesmo em ciclos severos e constantes de aplicação de torque), possibilidade de construção em peça única de grande comprimento, melhor balanceamento, menores níveis de NVH e cruzetas sem manutenção.

Série 60P50
Utilizado na linha Scania nacional, apresenta um processo de montagem de alta precisão, com uso de solda por fricção e juntas universais com cruzetas sem manutenção. O sistema de entalhado deslizante é interno e utiliza vedação tipo “caneco”.

Série 60250
Aplicado atualmente nos caminhões Iveco, possui sistema de entalhado deslizante interno com vedação tipo “caneco” e montagem com flange.

Série 60250
É utilizado na linha de veículos pesados da Volkswagen. É montado com flange e possui sistema de entalhado deslizante interno com vedação tipo “caneco”.

Série 80090
Desenvolvido para aplicação em veículos pesados da DaimlerChrysler, esse cardan é equipado com cruzetas lubrificáveis mancalizadas.

Série 81250
Aplicado nos veículos Volvo, é equipado com cruzetas lubrificáveis mancalizadas e montado com flange de acoplamento defasado.

Série 8031
É aplicado no eixo dianteiro da linha Chevrolet S10/Blazer 4×4. Possui cruzetas sem manutenção e sistema deslizante por junta homocinética cardânica.

Série 027SB850005
Utilizado pelo Ford EcoSport 4WD, foi projetado para unir alta resistência com níveis mínimos de NVH. Possui juntas universais com cruzetas sem manutenção, sistema deslizante por junta homocinética cardânica e mancal central desenvolvido com uso de avançados softwares de CAD/CAE.

Cardan em Alumínio
A Dana é líder mundial em eixos cardan em alumínio. Comparados aos modelos em aço, apresentam ganhos em leveza, redução de NVH, durabilidade, segurança (por adotarem áreas de deformação) e podem substituir dois eixos por um único.
No mercado nacional, são aplicados atualmente na pick-up Ford Ranger. Utilizam em sua construção tubos da norma AA6061.

Mancais
Centro Mundial de Desenvolvimento de Elastômeros, a operação brasileira da Dana conta com uma completa infra-estrutura de pesquisa, projeto, análise e testes de materiais elastoméricos, além do suporte de um dos mais completos laboratórios de motores do país.
Os mancais são desenvolvidos com uso intensivo de ferramentas CAD/CAE, conceitos 6 Sigma, testes em laboratórios e no campo de provas. Todas as tarefas são realizadas em engenharia simultânea com os fornecedores e o cliente.

Eixos Cardan SPL Séries 14 e 18
Para as novas gerações de sport-utilities e crossovers, a Dana criou uma avançada série de eixos cardans.
As juntas universais apresentam novo design e são isentas de manutenção. A montagem segue rígidas especificações e utiliza processos de solda de alta tecnologia, como o Friction e o Magnetarc.
O resultado é um balanceamento preciso em qualquer rotação, redução de NVH, alta resistência e um peso até 30% menor que os convencionais.

Eixo Cardan com Entalhado no Tubo
Ao contrário do design tradicional, com tubo soldado à ponteira deslizante, a Dana apresenta um novo conceito de sistema de entalhado deslizante, aplicado nos próprios tubos do eixo cardan.
A distribuição de massas é mais uniforme, apresenta um melhor balanceamento e redução significativa de NVH, peso e custo. Também possui um comportamento retrátil em caso de impacto.

Solda por Pulso Magnético
Esse processo exclusivo da Dana é capaz de produzir componentes estruturais e cardans formados pela união de componentes ferrosos ou metais ferrosos e não-ferrosos (como alumínio e aço).
Sua aplicação resulta em componentes até 25% mais leves, com maior resistência mecânica, menor distorção e melhor balanceamento.