CONGRESSO MUNDIAL SAE: Dana apresenta nova família de eixos AdvanTek

A Dana anunciou essa semana no Congresso Mundial da SAE – que terminou ontem nos Estados Unidos – que sua nova geração de eixos, a família AdvanTek, agora está disponível para os clientes. Os produtos oferecem menos ruído, vibração e desconforto (NVH), além de maior economia de combustível e durabilidade.

Os eixos AdvanTek permitem que os projetistas e engenheiros de veículos usem um eixo menor e mais leve que o requerido anteriormente para a maioria das aplicações. A redução de tamanho e peso foi realizada com o uso da avançada tecnologia da Dana, que permite engrenagens menores, com maior capacidade de torque. A diminuição de peso adicional foi obtida por meio da geometria da engrenagem projetada especificamente para uso com carcaças de alumínio. Combinados com tecnologia de bronzina especial, as novas engrenagens melhoram a eficiência dos eixos e contribuem para economia de combustível.

“Do produto ao processo, os eixos AdvanTek representam uma verdadeira inovação para os engenheiros da Dana. O design permanece fiel às características dos eixos Dana, com design robusto e durabilidade”, afirmou Michael J. Burns, CEO e presidente da Dana. “Desde o nosso primeiro eixo, feito em 1919, a Dana tem se esforçado para oferecer produtos inovadores para nossos clientes. O design superior da linha AdvanTek é o último exemplo deste compromisso. Nós esperamos continuar nosso papel como indústria líder no desenvolvimento de avançadas tecnologias para veículos”, destaca.

Os avanços da Dana nas tecnologias de produção e montagem reduziram os níveis de NVH do eixo Dana AdvanTek. O resultado é um componente que possui menos erro de transmissão de movimento (motion transmission error – MTE) e menor folga entre as engrenagens que os eixos oferecidos atualmente.

“Os eixos Dana AdvanTek são os mais silenciosos, que consomem menos combustível e mais duráveis eixos do mercado”, disse Chuck Heine, presidente de desenvolvimento de tecnologias da Dana. “Esta nova família de eixos permite à Dana atender às necessidades específicas dos clientes, contribuindo para a melhoria do veículo de uma maneira geral”.

O eixo projetado e produzido pela Dana é oferecido em 11 modelos, de acordo com o diâmetro do anel da engrenagem.