Aqui tem Dana: Tecnologias de vedação e suspensão para o novo Vectra GT

Tecnologias de vedação e suspensão produzidas pela Dana equipam o novo Vectra GT, hatchback de quatro portas lançado recentemente pela General Motors. Três divisões da empresa estão envolvidas: a unidade de chassis, de Diadema (SP), fornece articulações e tirantes da barra estabilizadora; a unidade de sistemas de vedação, de Gravataí (RS), é responsável pelas coifas dos semi-eixos; e a ABC Sistemas e Módulos, de São Bernardo (SP), produz os módulos de suspensão dianteiros no novo veículo.

As coifas do semi-eixo fornecidas para o novo Vectra GT são componentes de vedação que evitam a entrada de impurezas nas juntas homocinéticas. Já o tirante da barra estabilizadora produzido pela Dana é fundamental para o conforto e a estabilidade do veículo, por ser o componente de ligação entre a barra estabilizadora e a carroceria. O produto utiliza tecnologia de última geração na concepção e na fabricação. As articulações, ou pivôs, são fundamentais para a segurança, pois são responsáveis pelo suporte das rodas do novo modelo.

A ABC Sistemas e Módulos, joint venture entre a Dana, Krupp Automotive e TRW, fornece o módulo de suspensão dianteira para o Vectra GT. Localizada a oito quilômetros da General Motors, a fábrica está conectada online à montadora e as etapas de montagem são controladas por computador. Este sistema permite que a entrega dos módulos para o novo veículo ocorra de forma seqüenciada e sob demanda, resultando em melhor aproveitamento do tempo e redução de custos no processo, beneficiando a todos os envolvidos.