AQUI TEM DANA: Sistemas de torque e tração do City Class da Iveco

Fornecimento para o microônibus marca a primeira parceria da Dana
com a montadora em todo o mundo

A Dana é responsável pela produção do eixo diferencial e dos eixos cardans do City Class, novo microônibus Iveco fabricado no Brasil e especialmente desenvolvido para o transporte de passageiros. O fornecimento dos componentes de tração representa a primeira parceria entre a Dana e a Iveco em todo o mundo. A expectativa da empresa é entregar cerca de 6.000 conjuntos/ano.

“Essa parceria inédita demonstra a confiabilidade em nosso produto, já que os eixos, considerados produtos core pela montadora, antes eram importados da Iveco italiana”, declara Manoel Rivas, gerente de planta da divisão de Tecnologias em Tração da Dana, em Sorocaba (SP).

Segundo Rivas, o projeto mobilizou a equipe de Engenharia de Aplicação da Dana que desenvolveu e adaptou os componentes ao powertrain do veículo e às necessidades locais da Iveco. “Tínhamos um prazo desafiador para a entrega do projeto e, entre a carta de intenções e o primeiro fornecimento, foram apenas 11 meses”, explica.

A Dana adequou as relações do diferencial (pinhão e coroa) especificamente para o City Class, veículo de tração traseira com rodado duplo, montado sobre o chassi Scudato 60.13. Desenvolveu também o acoplamento do diferencial com o eixo cardan, fornecido pela Dana e fabricado na unidade de Gravataí (RS).