AQUI TEM DANA: Scooter movida a célula de combustível é destaque na Feira Industrial de Hannover

Uma scooter movida a célula de combustível com importantes tecnologias desenvolvidas pela Dana foi uma das atrações apresentadas na Feira Industrial de Hannover, na Alemanha. A Dana planeja exibir a scooter em diversos eventos da indústria neste ano, como parte das celebrações de seu centésimo aniversário.

O veículo possui diversas soluções para célula de combustível desenvolvidas pela Dana, incluindo placas bipolares, vedações, trocadores de calor, bombas e válvulas. Ao longo do processo, a Dana desenvolveu várias invenções e fez muitas descobertas patenteáveis que prometem avanços nas futuras gerações de componentes.

O projeto e a integração de componentes para a scooter forneceram aos engenheiros da Dana uma nova percepção dos desafios que os clientes encontram quando estão construindo um sistema de células de combustível.

“O valioso conhecimento em sistema e produto que a Dana adquiriu com esse projeto irá beneficiar nossos clientes e parceiros em sistemas de células de combustível. Também demos os próximos passos em direção ao desenvolvimento de componentes para células de combustível em grandes volumes, para aplicações estacionárias e automotivas”, disse Michael J. Burns chairman e CEO da Dana.

Combinando a experiência do instituto Zentrum für Sonnenenergie und Wasserstoff Forschung (ZSW) e do fabricante de motocicletas MZ – Motorrad und Zweiradwerk GmbH, os cientistas e engenheiros da Dana desenvolveram os componentes de célula de combustível de última geração incorporados na scooter.

Os especialistas da Dana de cada um dos cinco Centros Mundiais de Pesquisa e Suporte para Células de Combustível da empresa criaram com sucesso componentes que nunca haviam sido produzidos para esse tipo de aplicação. O projeto ajudou a entender as complicações envolvidas com um completo sistema de células de combustível. Ele também permitiu que os engenheiros e cientistas da Dana testassem novas teorias e produtos em uma aplicação prática e em um ambiente desafiador.

“A Dana criou uma rede global de centros de suporte e pesquisa para células de combustível, cada um com uma área de produto específica”, afirmou Mike Laisure, presidente do Grupo de Sistemas Automotivos da Dana. “Nosso objetivo é colaborar para que os fabricantes de células de combustível tenham sucesso tornando essa fonte de energia comercialmente viável no futuro”.

O sistema de células de combustível é baseado na tecnologia comprovada PEM PowerBag, do instituto ZSW. O centro de pesquisa trabalhando no campo de energias renováveis e tecnologia de energia eletroquímica ZSW, em Ulm (Alemanha), tem quase 15 anos de experiência no projeto, operação e testes de células de combustível. A companhia integrou os componentes desenvolvidos pela Dana no sistema e projetou a unidade de controle e o design do sistema.