AQUI TEM DANA: Redução de peso no sistema de suspensão para veículos comerciais

Os contínuos esforços de tecnologia também trouxeram mais força para os novos módulos de suspensão

O Grupo de Sistemas para Veículos Comerciais da Dana adicionou um modelo mais leve à sua família Spicer SmartRide de módulos de suspensão. Usando o software patenteado de análise computadorizada e tecnologia de otimização da forma, os engenheiros da Dana eliminaram quase 30 kg do novo modelo RS40.

“Este é o resultado de uma pesquisa tecnológica contínua que, simultaneamente, foca no aumento da resistência e na diminuição do peso”, diz Mark Holley, gerente de produto da Dana – eixos não-tracionados e sistemas de controle de chassi. “Esta análise nos permitiu que localizássemos as áreas da suspensão onde as modificações poderiam ser feitas com sucesso. Neste caso, verificamos que a incorporação de aberturas nos componentes do sistema proporcionaria significante redução de peso ao mesmo tempo em que manteria melhor relação resistência-peso”.

A produção da RS40 está prevista para começar no primeiro trimestre de 2005 na fábrica de Sistemas e Tecnologias para Veículos Pesados em Lugoff, Carolina do Sul (EUA), e em Barrie, Ontario (Canadá). O módulo integrado estará disponível em aplicações para eixos com capacidade de carga total entre 18.000 kg e 20.000 kg.

“Nossos produtos de suspensão continuam evoluindo para atender as novas demandas dos nossos clientes,” diz Holley. “Essa evolução resultou numa série de inovações na tecnologia de módulos de suspensão também para veículos pesados”.

Clique aqui e conheça outras características inovadoras da suspensão Spicer SmartRide RS40 da Dana (em inglês).