AQUI TEM DANA: Projeto Brinquedoteca faz a alegria de mais de 1.200 crianças neste Natal

Uma sala mágica, repleta de brinquedos como teatro de fantoches, tenda de índios, casinha de bonecas, carrinhos e caminhões de madeira, além de cavalos de balanço, bolas, peões, livros infantis e uma infinidade de jogos educativos. O que seria o sonho de qualquer criança torna-se realidade todos os anos para cerca de 1.200 meninos e meninas beneficiados pelo Projeto Brinquedoteca, promovido há uma década pela Dana.

O Projeto Brinquedoteca foi criado no Natal de 1995, quando a Dana decidiu destinar os recursos antes utilizados no envio de cartões de Natal para a compra de brinquedos pedagógicos. As instituições beneficiadas pelo programa, como creches, orfanatos, escolas públicas e asilos, recebem um conjunto formado por aproximadamente 100 brinquedos artesanais e, então, organizam a brinquedoteca em uma sala para que todos possam desfrutar juntos. “Em 10 anos de projeto, já distribuímos milhares de brinquedos educativos para mais de cem entidades assistenciais de todo o País”, declara Luciano Pires, diretor de Comunicação Corporativa da Dana.

Os brinquedos são produzidos por artesãos e pequenas fábricas de diversas partes do Brasil, e também por membros de associações comunitárias. Cada brinquedoteca é montada de acordo com as necessidades da entidade que vai receber o lote de brinquedos. Instituições que cuidam de crianças especiais (que têm deficiências físicas e mentais), por exemplo, recebem brinquedos próprios para desenvolver nos pequenos a capacidade motora e estimular o seu crescimento intelectual.

Segundo Vilma Di Biasi, proprietária da loja Voltar a Criar e responsável pela montagem das brinquedotecas, para cada idade existe um brinquedo específico que irá desenvolver as habilidades, a criatividade e a coordenação motora. “Nosso objetivo é descobrir e atender as necessidades das crianças em suas respectivas idades e graus de desenvolvimento, fazendo com que ela aprenda brincando”, afirma Vilma.

Os brinquedos feitos em madeira, tecido rústico e outros materiais criativos proporcionam melhor desenvolvimento intelectual e emocional. “Como a maioria dos brinquedos é para uso coletivo, as crianças exercitam muito mais a imaginação, movimentam-se mais e desenvolvem o espírito de equipe”, explica Vilma.

Desde 1995, instituições responsáveis por pelo menos 8.000 crianças e adultos, incluindo pessoas especiais (com deficiências físicas e mentais), já receberam os lotes de brinquedos educativos e pedagógicos do Projeto Brinquedoteca, usados ludicamente ou em terapia ocupacional. Neste Natal, serão nove entidades beneficiadas, em cidades onde a Dana e suas parceiras no projeto – Affinia Automotiva e a Pellegrino Distribuidora de Autopeças – possuem instalações, como Diadema, Osasco, São Bernardo do Campo, São Paulo, Sorocaba (SP), Gravataí (RS), Campo Largo (PR) e Araguaína (TO).

Para saber mais sobre o Projeto Brinquedoteca visite www.dana.com.br/social.