AQUI TEM DANA: Novo módulo de tampa de válvulas equipa motor 3.7L da Chrysler

A Dana desenvolveu nos Estados Unidos um módulo de tampa de válvulas leve e robusto para o motor 3.7L V6 do Grupo Chrysler, com altos volumes de produção, que equipa os utilitários esportivos Dodge Durango e Jeep Liberty (2004 e 2005) e as picapes Dodge Dakota e Dodge Ram.

O módulo do motor 3.7L tem estrutura semelhante e compartilha componentes com o modelo 4.7L, lançado há apenas um ano pela Dana. Fabricado com um material híbrido curado a calor (thermoset), o módulo tem peso 1,8 kg inferior que o do sistema utilizado anteriormente.

Uma junta integrada fixada no local (por pressão) reduziu os níveis de ruído, vibração e aspereza, além de melhorar a vedação. Um material thermoset especialmente formulado também melhorou o desempenho e a durabilidade, garantindo mais resistência, mesmo quando o componente é exposto ao calor extremo e ao óleo do motor.

“A Dana trabalhou junto aos engenheiros da Chrysler durante o processo de design e desenvolvimento para assegurar a este produto resultados surpreendentes”, disse Michael J. Burns, presidente e CEO da Dana. “Com projeto altamente eficiente, o módulo utiliza componentes em comum e as vantagens do material curado a calor, reduzindo o peso do veículo”.

A Dana forneceu o design, prototipagem e validação do produto durante o processo de desenvolvimento, o que tornou possível o seu lançamento em apenas nove meses. O módulo é produzido na unidade da Dana em Paris, Tennesse (EUA), unidade de vedação que utiliza um avançado processo de molde por injeção.

“O novo módulo elimina os custos e o processo de preparação e pintura, é mais robusto para o manuseio e embarque”, afirmou Mike Laisure, presidente do Grupo de Sistemas Automotivos da Dana.