AQUI TEM DANA: Nova tecnologia na próxima geração de caminhões do exército americano

O Grupo de Sistemas para Veículos Comerciais da Dana anunciou que a próxima geração da Família de Veículos Táticos Médios, produzida pela Stewart & Stevenson para o exército dos Estados Unidos e que entra em produção este ano, vai incluir uma inovadora modificação dos Sistemas Centrais de Calibragem de Pneus Spicer, especificados para caminhões de 2,5 a 5 toneladas. A mudança – adição de um novo recurso automatizado para rebaixamento do veículo – vai melhorar significativamente a capacidade do exército de carregar e transportar os caminhões nos aviões.

Segundo Jim Beverly, engenheiro-chefe de Sistemas Avançados de Controle de Chassis da Dana, o recurso automatizado para rebaixamento do veículo é usado para despressurizar os pneus até aproximadamente 10 a 12 psi abaixo da pressão mínima para serviços de emergência. A redução da altura do veículo simplifica e diminui o tempo de carregamento dos caminhões para dentro do aviões de transporte Herculis C-130. Quando descarregados, os pneus são automaticamente pressurizados para o nível desejado, por meio de um botão no painel de controle da cabine.

“Antes da adição do nosso sistema, uma válvula nos pneus era manualmente ativada com uma chave de fenda para alcançar uma calibragem mais baixa”, afirma Beverly. “Uma vez que os veículos estivessem descarregados, era necessário fechar manualmente essas válvulas antes que fossem colocados novamente em operação. Agora, com a nova tecnologia, a logística do exército americano melhorou muito. Isso também reafirma nosso compromisso em oferecer soluções aos nossos clientes”.

Os Sistemas Centrais de Calibragem de Pneus Dana Spicer, bem como o Sistema de Controle de Pressão de Pneus Dana Spicer, estão disponíveis em diversas configurações e modelos de caminhões pesados nos Estados Unidos.

Estes sistemas proporcionam o ajuste da pressão do pneu para melhorar a tração, reduzir a manutenção do veículo e aumentar o conforto do motorista. O sistema permite que o operador, por meio de um botão de controle na cabine, escolha entre quatro diferentes opções de configuração de acordo com o terreno, pavimentação e a carga aumentando ou diminuindo a pressão dos pneus. Além disso, o sistema pode ser configurado para controlar o travamento do diferencial e interagir com outros sub-sistemas do veículo para melhorar sua mobilidade de maneira geral, em manobras e em reboque acoplado.

Para mais informações sobre os Sistemas Centrais de Calibragem de Pneus Spicer e outros produtos e serviços Roadranger visite o site www.roadranger.com. A Roadranger Solution é uma imbatível combinação do melhor em drivetrain, chassis e componentes de segurança da Dana Corporation e da Eaton Corporation.