AQUI TEM DANA: Módulos da tampa de válvulas para os motores Ford 5.4L Triton 2V nos EUA

A Dana iniciou o fornecimento, nos Estados Unidos, de um módulo completo de tampa de válvulas para o motor Ford 5.4L Triton 2V, que equipa diversas picapes, vans e utilitários-esportivos da Ford e da Lincoln.

O módulo da tampa de válvulas produzido pela Dana inclui uma tampa plástica (thermoset), sistema de isolação (junta e grommets), prendedores, defletor, tubo para abastecimento de óleo e os tubos do respiradouro para o sistema de separação de ar e óleo. Seu design e composição reduzem os níveis de NVH (ruído, vibração e desconforto), ao mesmo tempo em que o uso de materiais de vedação orgânicos, menos permeáveis aos hidrocarbonetos, reduzem as emissões do veículo.

“Este é o terceiro fornecimento de tampa de válvulas que a Dana fechou nos últimos 12 meses, o módulo de vedação para o motor Ford 5.4L destaca nossas potencialidades em projetar avançados sistemas de vedação”, disse Michael J. Burns, presidente e CEO da Dana. “Estes módulos da tampa de válvulas demonstram também o compromisso da Dana em oferecer mais valor aos fabricantes do motor e às montadoras, por meio de novas tecnologias de produto e processo” , destaca Burns.

“Ao contrário das tampas de válvulas produzidas em magnésio ou alumínio, o plástico thermoset não requer operações complexas de fundição, usinagem e montagem, nem pintura”, disse Mike Laisure, presidente do Grupo de Sistemas Automotivos da Dana. “O thermoset permite também variadas opções de design, com melhor relação custo-benefício e peso reduzido – objetivos importantes para os motores de grande volume como o Ford 5.4L V8”, diz Laisure. Os materiais plásticos em thermoset também fornecem excelente resistência ao calor e atendem as exigências de rigidez e força dos veículos movidos pelo motor, como a picape Ford F-150, os utilitários-esportivos Expedition e Excursion e as vans da série E, bem como os utilitários-esportivos da Lincoln.

A Dana projeta e fabrica sistemas de tampa de válvulas em cinco fábricas, localizadas em quatro países. No Brasil, tem uma operação em Gravataí (RS) que produz, desde 1999, tampas de válvulas em termoplástico para a Tritec Motors. A nova edição do inglês Mini Cooper foi o primeiro modelo equipado com esses produtos. A divisão brasileira também fornece o componente para a fabricante de motores diesel International Engines.