AQUI TEM DANA: Módulo eletrônico de arrefecimento nas picapes GMC Sierra e Chevrolet Silverado

A Dana fornecerá um módulo eletrônico compacto de arrefecimento para as picapes híbridas GM Sierra e Chevrolet Silverado. O módulo consiste em um radiador robusto série CT e um ventilador elétrico de resfriamento.

A Chevy Silverado e a GMC Sierra possuem um sistema híbrido com motor Vortec 5.3 L V-8, o mesmo motor das versões convencionais das picapes. O motor elétrico proporciona partida rápida e silenciosa e capacidade de gerar até 14.000 watts de eletricidade contínua. A eletricidade gerada pelo sistema tem diversas utilidades. Pode ser armazenada em uma bateria de 42 volts para uso futuro, para carregar acessórios elétricos on-board ou utilizada para operar equipamentos elétricos.

O módulo de arrefecimento da Dana fornece gerenciamento de temperatura para o “Red Box”, o transformador de força, e para o módulo de controle de eletrônicos. É montado na frente do compartimento do motor, logo atrás da grade do veículo. Usando um circuito separado de meios de resfriamento, o radiador e o ventilador de alta performance juntos fornecem 3kW de capacidade de resfriamento que mantém o Red Box em temperaturas ideais, abaixo de 20ºC.

“A tecnologia híbrida está crescendo e hoje é encontrada em diversos veículos”, diz Bill Carroll, presidente interino da Dana. “Estamos orgulhosos em fornecer componentes para o sistema de força híbrido destes veículos”, complementa.

“Continuaremos a dedicar recursos de desenvolvimento à indústria de energia alternativa”, afirma Mike Laisure, presidente do Grupo de Motor e Gerenciamento de Fluidos. “Temos tecnologia e produtos relacionados a células de combustível, veículos híbridos, drive-by-wire e veículos movidos a combustíveis alternativos, e esperamos continuar crescendo nesses mercados”.

A Dana também fornece para as picapes híbridas Sierra e Silverado direção hidráulica eletro-assistida – por meio de seu módulo Electro-Hydraulic Power Steering (EHPS) patenteado.