AQUI TEM DANA: Mini Baja reúne estudantes de engenharia do Brasil, Estados Unidos e Argentina

Começou ontem e vai até o próximo domingo (10) a 11ª Competição SAE Brasil-Petrobras de Mini Baja, promovida pela SAE Brasil no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP). A prova, que conta com o patrocínio da Dana, visa simular uma situação real de desenvolvimento de um projeto de engenharia com todos os seus desafios. As equipes projetam e constróem o protótipo de um veículo off-road que deve ser, ao mesmo tempo, simples, seguro, confortável, competitivo, de fácil manutenção e com custo minimizado de fabricação.

Participam da competição estudantes de engenharia de 45 faculdades de 11 estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraná) – além de Brasília, Estados Unidos e Argentina. Os futuros engenheiros levam para a prova cerca de 70 protótipos projetados e construídos por eles como atividades extracurriculares. Estes veículos, denominados SAE Mini Baja, irão disputar uma competição considerada por muitos especialistas da indústria automotiva como um excelente laboratório de formação complementar para jovens estudantes e futuros profissionais do setor.

A prova reúne, em média, 10 estudantes por equipe. Os dois times que atingirem mais pontos na classificação geral das provas (estáticas e dinâmicas) irão representar o Brasil na SAE Midwest Mini Baja, promovida pela SAE International, em junho de 2005, com a participação de 120 equipes de vários países.

Para saber mais sobre a 11ª Competição SAE Brasil-Petrobras de Mini Baja acesse o site www.saebrasil.org.br.