Aqui tem Dana: Lampião “invade” praça Benedito Calixto este sábado, em São Paulo

A exposição Lampião, uma viagem pelo cangaço, que reúne infográficos com textos, ilustrações, fotos raras e históricas, estará exposta neste sábado (28) na Praça Benedito Calixto, em São Paulo. A exposição será uma das atrações do evento O Autor na Praça, que reúne, em praça pública, escritores lançando e autografando suas obras. Amanhã, o escritor Moacir Assunção vai autografar o livro Os Homens que mataram o facínora – A história dos grandes inimigos de Lampião, recém-lançado pela Editora Record.

Patrocinada pela Dana, a exposição faz um relato imparcial da trajetória do cangaço e revela aspectos pouco divulgados sobre Lampião e seu bando. São 24 painéis, com 70 fotos de Lampião, de diferentes cangaceiros, de volantes e locais por onde o bando passou. A mostra é fruto da pesquisa da jornalista Vera Lúcia Ferreira, neta de Lampião, e do historiador Antônio Amaury Correia de Araújo.

A exposição “Lampião, uma viagem pelo cangaço” faz parte do projeto Dana Cultural, um dos principais cases de marketing cultural do Brasil. Desde sua criação, em 1996, já promoveu centenas de exposições em vários estados, em espaços como estações de metrô, montadoras de veículos, centros culturais e shopping centers, entre outros. De acordo com Luciano Pires, diretor de Comunicação Corporativa da Dana, o objetivo das exposições é popularizar a cultura, oferecendo ao público a oportunidade de saber um pouco mais da História e origem de seu País, e conhecer a natureza e costumes típicos de algumas regiões.

Para saber mais sobre a exposição visite o site www.dana.com.br/cultural/lampiao.

Sobre o livro – O rei do cangaço no sertão. Capitão Virgulino Ferreira, ou Lampião, já teve sua vida — e morte — cantada em prosa e verso nos cordéis do interior brasileiro. Mas e seus perseguidores? Como eram os homens que integraram as volantes responsáveis por rastrear e matar nosso mais célebre bandoleiro? Suas idéias, sonhos e ambições… Em OS HOMENS QUE MATARAM O FACÍNORA, o jornalista Moacir Assunção revela, depois de uma pesquisa de mais de uma década, as verdadeiras motivações por trás dessa cruzada. “Como os inimigos de Lampião são personagens muito interessantes, alguns militares importantes que participaram de várias revoluções, quis levá-los para o centro do palco”, explica o autor.

Serviço:

– Exposição Lampião – uma viagem pelo cangaço
A exposição será instalada na sede da Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto, que fica na praça, número 112, Pinheiros – São Paulo – SP.
– O Autor na Praça
A tarde de autógrafos com o jornalista Moacir Assunção acontece no Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto.
Quando: Dia 28 de julho de 2007, sábado, a partir das 14h
Quanto: Entrada franca