AQUI TEM DANA: Hydra-Lok no Dia da Mobilidade

A Dana apresentou o Hydra-Lok, maior avanço em sistemas de eixo diferencial, no “Dia da Mobilidade – Soluções e Tendências em Tecnologia de Tração”. O evento, realizado pela empresa em parceria com a SAE-SP e a Unifei (Universidade de Engenharia Industrial), aconteceu dia 4 de outubro. Criado por causa do crescente interesse do consumidor por veículos off-road, picapes 4×4 e utilitários esportivos, o Dia da Mobilidade teve como atrações palestras na FEI, em São Bernardo do Campo (SP), e test drive no Festival Brasil Off-Road, em Santana de Parnaíba (SP), que mostraram as tecnologias e lançamentos da Dana na área de tração.

O Hydra-Lok é um eixo diferencial de deslizamento limitado, que transfere torque à roda com melhor aderência no caso de patinação, proporcionando tração e mobilidade em qualquer situação. Por ser hidráulico, pode ser utilizado em eixos dianteiros e traseiros e possui controle de patinação muito mais preciso, que revoluciona os padrões de desempenho alcançados
pelos diferenciais autoblocantes. Atualmente, o sistema é utilizado apenas nos EUA, na Grand Cherokee e no Dodge Vyper. A expectativa é de que chegue ao Brasil em dois ou três anos.

No evento, a explicação de como funciona o componente foi dada em palestra no auditório da Unifei, em São Bernardo do Campo (SP), por Reinaldo Muratori, presidente da SAE-SP, e Arnaldo Avileis, gerente de engenharia da Divisão de Tecnologia em Tração, Torque e Suspensão (unidade de Sorocaba) e especialista em sistemas de tração no Comitê de Tecnologia Dana Mercosul.

“É muito mais fácil demonstrar as vantagens que o Hydra-Lok pode oferecer a um veículo nacional na prática”, afirmou Avileis. Assim, os participantes tiveram a oportunidade de avaliar o Hydra-Lok por meio de um test drive durante o Festival Brasil Off-Road, em Santana de Parnaíba (SP). Eles dirigiram veículos equipados com o sistema e puderam comprovar a sua
eficiência.

Além do Hydra-Lok, a Dana desenvolve outras avançadas tecnologias relacionadas à tração, como o Dual Advantage para veículos 4×4, primeiro sistema de desengate duplo da indústria automobilística, e o diferencial TXT, sistema que transfere, de maneira suave, torque do eixo de transmissão para os outros eixos.

Veja o HidraLok em ação e saiba mais no hotsite: www.dana.com.br/hydralok