AQUI TEM DANA: Fittipaldi FD 01 é exposto no Museu da Tecnologia da Ulbra

A Dana e o Museu da Tecnologia da Ulbra inauguram hoje (20/6), em Canoas (RS), a exposição do Fittipaldi FD 01, primeiro carro brasileiro de Fórmula 1. O evento contará com a presença de Wilson Fittipaldi Jr., idealizador da equipe Fittipaldi. O modelo, projetado e construído em 1974, foi submetido a um minucioso processo de restauração promovido pela Dana no ano passado. Considerado um dos mais importantes ícones brasileiros do automobilismo, o Fittipaldi FD 01 poderá ser visto no museu de 20 de junho a 20 de julho.

O Museu da Tecnologia da Ulbra, famoso pelo seu importante acervo de cerca de 270 veículos, entre carros de passeio, utilitários e motos, receberá também a exposição “A Saga Fittipaldi”. São 13 painéis com fotos, textos e vídeos que contam um pouco da trajetória de 30 anos do carro e mostram detalhes do processo de recuperação dos componentes, da carenagem e da pintura. A apresentação no Salão do Automóvel do ano passado e o emocionante retorno ao Autódromo de Interlagos 30 anos depois, com Wilson Fittipaldi Jr. ao volante, também estão retratados na exposição. e o Fittipaldi FD 01.

Ícone do automobilismo nacional completamente restaurado

O trabalho de restauração do Fittipaldi FD 01 envolveu a completa desmontagem do carro, revisão de todos os sistemas, instrumentos e restauração do cockpit, construído em alumínio. Na parte mecânica, a reconstrução da suspensão traseira e revisão da dianteira, produção de radiadores novos e troca de todas as peças de desgaste do câmbio. O motor, Cosworth DFV, recebeu todos os principais componentes de desgaste novos, comprados na própria Cosworth. E a pintura, que segue o padrão oficial de pista, foi refeita pelo renomado designer Sid Mosca.

O sistema de tração usado originalmente no carro foi fabricado pela Dana, então Albarus. Ao longo do processo de restauração, os dois cardans receberam um cuidado especial. Depois de retirados do carro, foram enviados para as instalações da Dana para serem restaurados pelos mesmos responsáveis pelo seu projeto, trinta anos atrás.

Museu da Tecnologia da Ulbra

O Museu da Tecnologia da Ulbra foi cuidadosamente preparado para ser o maior do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo em quantidade e diversidade de acervo. Sua área de 9.346 metros quadrados abriga cerca de 270 veículos, desde o Chase 1908 até um protótipo do Chevrolet Astra 1999, passando por raridades como Rolls-Royce, Mercedes-Benz, BMW, Cadillac, Jaguar e Maserati, juntamente com modelos que foram verdadeiros marcos da história da indústria automobilística mundial e nacional, como Chevrolet, Ford, VW, Fiat, Renault, entre outras igualmente importantes.

Há alguns anos, a Dana estabeleceu uma parceria com o Museu da Tecnologia da Ulbra, como forma de ajudar a preservar seu excepcional conteúdo. O acordo envolve a exibição de alguns dos modelos históricos do acervo nos eventos que a Dana realiza. É uma oportunidade para que moradores de outras cidade e estados também conheçam as raridades do museu.

Serviço:

O que: Exposição do Fittipaldi FD 01
Onde: Museu da Tecnologia da Ulbra – Rua Miguel Tostes, 101 – prédio 16 – Canoas/RS
Quando: de 20 de junho a 20 de julho
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Ingresso do museu:
Adultos – R$ 10,00
Idosos – R$ 7,00
Crianças até doze anos, alunos e funcionários da ULBRA estão isentos do pagamento de ingresso mediante identificação.