AQUI TEM DANA: Estudantes de engenharia preparam-se para a 3ª edição do Desafio Dana Baja Sul

Competição de mini bajas incentiva futura geração de engenheiros
automotivos

Treze equipes de estudantes de Engenharia do Sul do País estão construindo protótipos off-road para competirem no III Desafio Dana Baja Sul, que acontece nos dias 29 e 30 de outubro. Promovido pela Dana, em parceria com a SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) – Seção Porto Alegre, o evento será realizado dentro do complexo industrial da empresa em Gravataí (RS), em uma pista construída especialmente para a prova. Em sua terceira edição, o Desafio Dana Baja Sul reúne equipes de universidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

“O Desafio Dana Baja Sul é uma oportunidade única para que os estudantes do Sul do País testem os carros que construíram em um ambiente competitivo e troquem conhecimento”, declara Jader Hilzendeger, vice-presidente de Operações da Dana América do Sul. Com a realização dessa prova regional no Sul desde 2003, como já acontecia anteriormente nas regiões Sudeste e Nordeste, a disputa nacional, realizada em Piracicaba (SP), tornou-se ainda mais equilibrada.

Os efeitos positivos da criação de uma competição exclusiva para a região Sul do País foram vistos em abril desse ano, durante o campeonato nacional SAE Mini Baja 2005, em Piracicaba. Diversas equipes de universidades do Sul do País alcançaram posições de destaque, conquistando o terceiro (UFSC), sexto (UFSC), sétimo (UDESC) e 11º (Ulbra) lugares na classificação geral. O melhor resultado conquistado até então por uma equipe do Sul havia sido o terceiro lugar na competição de 1998, obtido pela UFGRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

“Passamos a oferecer às equipes da região Sul uma oportunidade de treinamento em condições reais de competição e é uma satisfação imensa acompanhar a evolução desses garotos. Estamos colaborando para obter uma geração de engenheiros automotivos mais maduros, competitivos e experientes”, declara Jader.

Os protótipos construídos pelos alunos, para um ocupante, são impulsionados por motores monocilíndricos de quatro tempos, em versões de 8 e 10 hp, e precisam passar por diversas avaliações e uma corrida ao final. No III Desafio Dana Baja Sul, as avaliações de segurança, motor, conformidade, conforto, rampa e slalom (cones) acontecerão no dia 29/10 (sábado) e o enduro, em duas baterias de uma hora cada, no dia 30/10 (domingo).

A campeã da primeira edição do Desafio Dana Baja Sul foi a equipe paranaense Marumbi, do CEFET/PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná). Em 2004, o troféu ficou com os estudantes gaúchos da equipe Mas Baja Tchê, da UPF (Universidade de Passo Fundo). Como nos anos anteriores, o prêmio para o time vencedor do III Desafio Dana Baja Sul será um motor Briggs&Stratton de 10 hp.

As despesas de transporte dos carros e de alimentação das equipes participantes serão oferecidas pela organização da prova, como forma de incentivar a participação. Para mais informações acesse o site www.dana.com.br/bajasul.

Equipes participantes:

1 – Mas Baja Tchê – UPF (Universidade de Passo Fundo) – Passo Fundo/RS
2 – Chimango – UCS (Universidade de Caxias do Sul) – Caxias Do Sul/RS
3 – Velociraptor – UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) – Joinville/SC
4 – Brazuca – UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) – Joinville/SC
5 – Barão Vermelho – ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) – Canoas/RS
6 – Ilhéu – UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – Florianópolis/SC
7 – Uiraçu – UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – Florianópolis/SC
8 – Mini Bugio I – UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS) – Panambi/RS
9 – Mini Bugio II – UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS) – Panambi/RS
10 – Equipe Tchê de Mini Baja – UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – Porto Alegre/RS
11 – Bugatchê – PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica) – Porto Alegre/RS
12 – Bombaja – UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) – Santa Maria/RS
13 – Todo Torto – UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville) – Joinville/SC