Aqui tem Dana: Eixos Spicer® para os novos tratores John Deere

A Dana passou a fornecer eixos diferenciais dianteiros para a Deere ” Company, que vão equipar os novos tratores agrícolas 7020 série Small-Frame e os modelos 7515. Para atender a essa demanda, a empresa inaugurou uma nova linha em seu complexo industrial de Gravataí (RS), que dobrará o volume de produção de eixos do Grupo de Sistemas Fora-de-Estrada de Dana na América do Sul em 2007.

Cerca de 75” dos eixos Spicer serão exportados para as fábricas da Deere no México e nos Estados Unidos. Antes, essas unidades eram abastecidas pela operação fora-de-estrada da Dana na Itália. O restante dos eixos será fornecido à fábrica da Deere em Horizontina, RS.

“A tradição e a qualidade dos tratores John Deere falam por si”, disse Nick Stanage, presidente do grupo de Produtos para Veículos Pesados da Dana. “Estamos orgulhosos de nosso longo relacionamento com a Deere e entusiasmados com a oportunidade de fornecer para estas novas linhas agrícolas. Temos o compromisso de entregar produtos com a mais alta durabilidade, qualidade e desempenho para refletir o que os consumidores esperam da John Deere.”

Para operar a nova linha, a Dana aumentou seu quadro de colaboradores diretos em mais de 70”. Com o aumento da demanda, a fábrica trabalha em regime de dois turnos desde o início de 2007. Segundo o gerente da divisão, Luiz Tettamanzy, o mercado de máquinas agrícolas no Brasil já começou a se recuperar este ano e deve melhorar significativamente em 2008.

Manufatura enxuta

A nova linha de produção de eixos agrícolas segue o modelo poka-yoke (à prova de defeitos) de manufatura enxuta (Lean Manufacturing), o mesmo adotado pela divisão de Sistemas Fora-de-Estrada da Dana na Itália. Em toda a linha, cada etapa da fabricação e montagem é validada pela etapa seguinte. Se houver qualquer parâmetro fora do estabelecido para o componente, o processo é interrompido e a peça não é produzida com falhas, o que garante “defeito zero”. Na linha brasileira, a montagem ocorre num formato oval, em que o eixo se desloca e recebe componentes, num trilho contínuo.

Sobre o grupo de Sistemas Fora-de-Estrada da Dana

O Grupo de Sistemas Fora-de-Estrada da Dana é composto por operações de manufatura, pesquisa e desenvolvimento, na Bélgica, Brasil, China, Hungria, Índia, Itália, México, Reino Unido e Estados Unidos. Projeta, fabrica, monta e comercializa eixos diferenciais, eixos cardans, transmissões, conversores de torque, controles eletrônicos e freios. O grupo também fornece peças de reposição e serviços de assistência técnica.

O Grupo de Sistemas Fora-de-Estrada da Dana atende a mais de 1.000 instalações de fabricação e montagem de equipamentos em 30 países. Ele também possui dois centros de distribuição globais e mais de 50 centros de assistência técnica autorizados em 100 países. Construção, agricultura, florestal, mineração, movimentação de materiais, veículos para manutenção e jardinagem, veículos de lazer e equipamentos industriais são alguns dos mercados que exigem a qualidade encontrada nos produtos e peças de reposição originais Spicer®.