AQUI TEM DANA E GETRAG: Joint venture com a Volvo Car Corporation para produção de sistemas AWD

A Dana e a GETRAG formaram uma joint venture com a Volvo Car Corporation (VCC) para a produção de sistemas de tração múltipla (AWD – all-wheel-drive) e componentes e sistemas de chassi para carros de passeio e utilitários-esportivos. Pelo acordo, as empresas irão adquirir 60% das operações da VCC em Köping, na Suécia.

A joint venture com a VCC será chamada de GETRAG All Wheel Drive AB, uma companhia Dana/GETRAG. “Estamos muito empolgados com mais esta ação no relacionamento entre a Dana e a GETRAG e mais ainda com a oportunidade de trabalhar com uma montadora tão importante como a Volvo”, disse Bill Caroll, presidente interino da Dana Corporation. “Este acordo vai permitir a combinação da experiência das três companhias para servir ao crescente mercado de veículos crossover, que misturam as características dos modelos off-road e de passeio.”

Os planos para a nova joint venture prevêem a criação de um Centro do Excelência em All-Wheel-Drive em Köping, totalmente integrado e auto-suficiente, que incluirá as áreas de pesquisa, desenvolvimento e engenharia; vendas e marketing; compras; e produção de componentes AWD. A joint venture oferecerá seus serviços à Ford Motor Company, suas afiliadas e a outros fabricantes automotivos em todo o mundo. Os principais produtos da joint venture incluirão unidades “take-off”, unidades “rear-drive”, unidades “front-drive” e sistemas e componentes de chassi. As operações em Köping compreendem atualmente aproximadamente 93.000 m².

“Junto com a Volvo, transformaremos Köping no principal fornecedor para o crescente mercado europeu de veículos AWD”, diz Tobias Hagenmeyer, CEO do grupo GETRAG. “Esta parceria é uma grande oportunidade de aumentarmos nosso suporte à Volvo, Land Rover e outras afiliadas da Ford, bem como atender os clientes europeus da GETRAG e as atividades mundiais da Dana em AWD.”

A GETRAG (Getriebe – Zahnradfabrik Hermann Hagenmeyer GmbH & Cie KG) é um dos principais fornecedores da indústria automotiva européia e possui excelente reputação devido à alta qualidade de seus produtos e tecnologias. A GETRAG foi fundada por Hermann Hagenmeyer, em 1935, e tem sede em Untergruppenbach, Alemanha. O grupo possui 16 instalações em todo o mundo, em países como Alemanha, Itália, França, Reino Unido, Estados Unidos, Índia e Japão. A companhia produz transmissões mecânicas para carros de passeio, utilitários-esportivos, vans, motocicletas e caminhões leves e transmissões mecânicas automatizadas (ASG®) para a indústria automotiva. Com aproximadamente 9.000 funcionários, a GETRAG totalizou faturamento de 1,9 bilhão de euros em 2002.

A Dana Corporation é líder mundial em design, engenharia e manufatura de produtos e sistemas para fabricantes de veículos automotivos, comerciais e fora-de-estrada e seus respectivos mercados de reposição. A companhia conta com mais de 60.000 colaboradores em todo o mundo. Fundada em 1904 e localizada em Toledo, Ohio (EUA), a Dana possui centenas de operações de tecnologia, manufatura e serviços em 30 países. A empresa obteve vendas de US$ 9,5 bilhões em 2002.

A Dana possui 30% das ações da controladora do grupo GETRAG e 49% das ações das operações norte-americanas da GETRAG.