AQUI TEM DANA: Depois de 30 anos, Fittipaldi FD 01 volta à pista de Interlagos

Completamente restaurado pela Dana, foi conduzido por Wilsinho, seu primeiro piloto

O autódromo de Interlagos viveu uma dia de muitas emoções. Wilsinho voltou à pista que o projetou para as corridas internacionais com o Fittipaldi FD 01 que há 30 anos permitiu ao piloto ser o primeiro a conduzir um carro brasileiro da Fórmula 1. A partir das 10 horas, foram 90 minutos de boas lembranças, de passagens velozes e do forte som de um motor V-8 com potência de 470 cv.

Exatamente igual e reluzente, como sempre Wilsinho fez questão de apresentar seus carros de corrida, o Fittipaldi FD 01 deu algumas voltas pela pista. Sensível, não conteve a emoção provocada pelas imagens que vieram à sua mente dos momentos que viveu em 1974, quando deu início a uma trajetória de muita ousadia, a mesma que sempre marcou a vida dos Fittipaldi. “Foi uma oportunidade incrível, porque poucos pilotos tiveram a alegria de voltar à pista com o mesmo carro que marcou o início de uma carreira”, exclamou Wilsinho.

A presença de alguns companheiros da aventura pôde ajudá-lo a suportar o momento histórico, como Christian Fittipaldi, Darci Medeiros, Elísio Casado, João Paolo de Pascale, Sid Mosca, e os pilotos Ingo Hoffmann, Alex Dias Ribeiro, que também pilotaram os carros Fittipaldi, entre outros profissionais brilhantes do automobilismo brasileiro.

As emoções e as fortes lembranças foram revividas graças ao projeto de restauração realizado pela Dana como parte de seus programas culturais e de responsabilidade social.

O primeiro ato do renascimento do Fittipaldi FD 01, após os trabalhos de restauração, foi um curto teste, no começo de outubro, em uma pista no interior de São Paulo. Em seguida, veio a apresentação no Salão do Automóvel, prévia importante para o reencontro de piloto e carro com a pista que os recebeu há exatos 30 anos. Depois, o Fittipaldi FD 01 vai se tornar símbolo do mais ousado projeto do automobilismo brasileiro e poderá ser admirado em exposições e eventos em diversas cidades do País.