AQUI TEM DANA: Competição de Mini Baja reunirá 68 equipes, em Piracicaba, SP

Após projetarem e construírem carros off-road, conhecidos como mini bajas, futuros engenheiros de 13 Estados brasileiros e do Distrito Federal preparam-se para disputar a 12ª Competição SAE BRASIL de Mini Baja. Realizada pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), com o patrocínio da Dana e de outras empresas, a competição acontece entre os dias 30 de março e 2 de abril, em Piracicaba (SP). As duas equipes que alcançarem a maior pontuação na classificação geral das provas ganham o direito de representar o País na SAE Midwest Mini Baja, a ser promovida em maio deste ano pela SAE International, na qual o Brasil é bicampeão.

Ao todo, 68 equipes de 51 universidades estão na disputa. Para aumentar a competitividade, o regulamento deste ano permitiu a inscrição de, no máximo, duas equipes por faculdade. O Estado de São Paulo lidera o ranking com 21 equipes inscritas, seguido de Minas Gerais, com dez, Rio Grande do Sul, com oito, Rio de Janeiro, com sete, e Santa Catarina, com seis. Pernambuco será representado por quatro equipes, e o Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Distrito Federal por duas equipes cada. Já os Estados da Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba inscreveram uma equipe cada.

Durante os quatro dias de competição, os carros são submetidos a provas estáticas – são avaliados itens como visual, conforto do operador, produção em massa, facilidade de manutenção, conformidade do projeto e originalidade – e dinâmicas – tração, manobrabilidade, aceleração, frenagem, velocidade máxima, subida de rampa de 45º e um enduro de quatro horas em uma pista de terra especialmente preparada.