AQUI TEM DANA: Começa hoje o Congresso SAE Brasil 2004

Começa hoje, em São Paulo, o SAE Brasil 2004 – XIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade. Presidido este ano por Hugo Ferreira (presidente da Dana América do Sul), o evento reúne milhares de profissionais, entre diretores, executivos, engenheiros, representantes do governo, consultores e acadêmicos dos setores automotivo, aeroespacial, de manufatura, de veículos comerciais e de fora-de-estrada. Este ano serão apresentados cerca de 200 trabalhos técnicos de autores nacionais e internacionais, junto a várias conferências temáticas, painéis e fóruns com palestrantes que são expoentes na indústria e universidades.

Como uma das principais empresas participantes do evento, a Dana terá como destaque sua nova geração de bombas d`água produzidas em termoplástico, em substituição ao alumínio ou ao ferro fundido, com alta performance e durabilidade, menor custo e processo de produção que não agride o meio ambiente. A empresa também exibe em seu estande o Fittipaldi FD 01, primeiro Fórmula 1 brasileiro, que acaba de ser restaurado com o patrocínio da empresa.

A Dana também exibirá, ao longo do congresso, sete papers que abordam diversas áreas, como Chassis/Cabine, Projetos, Segurança e Ergonomia, Suspensão, Meio Ambiente e Combustíveis e Lubrificantes. Nesta manhã, foram apresentados quatro trabalhos. Amanhã (17/11), Cláudio Crivelaro, da divisão de Soluções Estruturais da Dana, mostra seu paper que tem o seguinte tema:

Utilização da otimização topológica de estruturas na redução de peso de componentes estruturais – Cláudio Crivelaro (divisão Dana Soluções Estruturais)

O trabalho trata de um dos principais desafios de engenharia automotiva: a necessidade de se construir conjuntos ou peças estruturais rígidas e ao mesmo tempo leves. A técnica de otimização topológica, bastante difundida na indústria aeronáutica, já vem sendo utilizada no projeto de componentes automotivos.
Esta técnica permite ao projetista, partindo de um domínio inicial, gerar uma geometria que maximiza a rigidez, considerando restrições como o peso ou as freqüências naturais do componente que está sendo projetado.
Além de apresentar uma boa introdução teórica do tema, este trabalho mostra um software que foi desenvolvido para ajudar na otimização do projetos de componentes estruturais pelo pessoal da Dana Soluções Estruturais Brasil, visando encurtar o tempo de projeto e garantindo um bom compromisso entre rigidez e peso.

(Apresentação dia 17 às 13h30 na sala 5)

Serviço:
Congresso SAE Brasil 2004
Data: 16 a 18 de novembro
Horário: dia 16 das 9h às 20h30; dia 17 das 13h às 20h; e dia 18 das 13h às 22h30
Local: Transamerica Expo Center (Av. Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – SP)
Informações: www.saebrasil.org.br.