AQUI TEM DANA: Começa hoje o Congresso SAE 2003

Tem início hoje o Congresso e Exposição Internacional da Tecnologia da Mobilidade – SAE Brasil 2003, principal encontro da tecnologia automotiva do hemisfério Sul. A Dana marcará presença no evento pela 12ª vez consecutiva. Esse ano, o tema principal será o “DNA Dana”, que mostra como a ligação da empresa com a engenharia automotiva é uma questão de genética, com ações de valorização e o apoio aos profissionais da área, como o patrocínio a todos os eventos da SAE e a criação do Comitê de Tecnologia Dana Mercosul. A Dana mostrará também as tendências para o futuro em componentes para motor, sistemas de transmissão e suspensão. O evento vai até o dia 20 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

No estande da Dana serão mostradas também as tendências para o futuro em componentes para motor, sistemas de transmissão e suspensão. Os visitantes poderão conhecer o processo de desenvolvimento dos produtos e o funcionamento das novas tecnologias explorando as ilhas multimídia, com vídeos sobre os mais diversos temas. Um grande painel mostrará também a história da indústria automobilística no Brasil e a participação da Dana nos lançamentos realizados, com destaque para os últimos anos.

Outra novidade da Dana no Congresso SAE será o lançamento de um inédito “site de inventores” criado para integrar pesquisadores de universidades e profissionais que desenvolvem novas idéias e tecnologias no Brasil com as equipes de engenharia da companhia. O site na internet – www.dana.com.br/ideias – será um canal direto entre a fabricante e esse grupo de pessoas no segmento de tecnologia automotiva.

Veículo histórico
Em continuidade à parceria estabelecida com o Museu da Tecnologia da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), a Dana vai expor no congresso mais um automóvel histórico, o Ford T, considerado um ícone da engenharia automotiva. Foi o primeiro veículo produzido em série e também a utilizar a junta universal Spicer, peça que marcou o início da operação de manufatura da Dana. O acordo com o museu de Canoas (RS), que detém um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina, permite que os carros históricos sejam trazidos e expostos nos eventos em que a Dana participa.

A Dana expõe ainda cinco trabalhos técnicos no Congresso SAE Brasil 2003. Elaborados pelos engenheiros da empresa, os papers abordam as áreas de projeto, ruído e vibração e suspensão. Os trabalhos são:

– Tirante de ligação de barra estabilizadora em material composto (18/11, às 14h, na sala 5)
– Identificação de Falhas em Rolamentos de Juntas Universais de Eixos Cardans (18/11, às 14h30, na sala 3)
– Estudo do aprimoramento do conforto e dirigibilidade de caminhonetes utilizando projeto de suspensão semi-ativa baseado em dispositivos magneto-reológicos (18/11, às 14h30, na sala 5)
– Análise de Fadiga de um Flange de Eixo Cardan Baseado no Método de Iniciação de Trinca (18/11, às 16h30, na sala 4)
– Articulações de alta performance (18/11, às 18h, na sala 5)

O Congresso e Exposição Internacional da Tecnologia da Mobilidade – SAE Brasil 2003 tem como vice-presidente Hugo Ferreira, presidente da Dana América do Sul. A empresa também participa de dois fóruns especiais e integra quatro comitês especiais de organização do congresso (Comunicação e Publicidade, Manufatura, Off-Road e Técnico).

Serviço:
Evento: Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil 2003
Local: Transamérica Expo Center (Rua Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro)
Horários: dia 18: 09h30 às 21h / dia 19: 13h às 20h/ dia 20: 13h às 22h30.