AQUI TEM DANA: Chassi e outros componentes-chaves para o novo HUMMER H3

A Dana Corporation fornecerá chassis completos, protetores termoacústicos (TAPS) e conjuntos de mangueiras para direção hidráulica para o HUMMER H3 2005, da General Motors.

“O nome HUMMER exige um elevado nível do respeito por seu desempenho e robustez, e para a Dana é uma honra que nossas tecnologias façam parte deste veículo único”, disse o presidente e CEO da Dana, Michael J. Burns. “Estamos orgulhosos por continuar nossa longa tradição de trabalhar com a GM para entregar os produtos que animam os consumidores”, completa Burns.

O chassi do tipo escada, totalmente soldado – feito de aço de alta resistência – apresenta rigidez superior em comparação à geração anterior. Os suportes da suspensão são perfurados simultaneamente para fornecer uma montagem mais precisa entre o chassi, a carroceria e a suspensão. Isto melhora o alinhamento e a dirigibilidade do veículo ao reduzir o ruído, a vibração e o desconforto (NVH).

Pioneira em protetores termoacústicos, a Dana também fornece TAPS de três camadas para o coletor de escapamento, para controlar o calor e reduzir os níveis de NVH do motor. Para o novo HUMMER H3, a Dana desenvolveu um protetor termoacústico exclusivo, composto por uma camada exterior de aço estampado e camadas interiores de Mylar (uma película de poliéster extremamente resistente) e material de amortecimento.

O inovador conjunto de mangueiras para direção hidráulica da Dana inclui tubulações de pressão e retorno, junto com uma conexão de ponto único à caixa de direção. Ao reduzir a complexidade e economizar espaço, o novo sistema diminui o número de potenciais pontos de vazamento, substituindo as junções soldadas por uma tubulação moldada. Um segundo anel foi adicionado ao inicial para melhorar a vedação. Comparado aos sistemas tradicionais, esta versão reduz os níveis de NVH sem aumento de custos. A Dana desenvolveu o conjunto em parceria com a GM e a Mando, fornecedor da caixa de direção do H3.

“O H3 demandou soluções criativas e Dana as forneceu”, disse Mike Laisure, presidente do grupo de sistemas automotivos da Dana. “Nossa profunda experiência teve um papel importante no desenvolvimento dessas tecnologias. Estamos orgulhosos por fornecer sistemas para veículos que os consumidores amam dirigir”.